Luxiferfaxoni

1253 palavras 6 páginas
Trabalho : Tecidos animais e vegetais dando enfoque sobre os tipos e funções dos mesmos.

Introdução
_ Comecemos a falar sobre os tecidos , que são uma massa organizada de células com uma função específica que forma uma parte distinta de uma planta ou animal.
Ela resulta de um processo de diferenciação, no qual certos genes são ativados e outros inativados. Assim, para cumprir suas funções, as células de diferentes tecidos tem diferentes organizações e freqüência de organelas.
Por exemplo, o tecido muscular de alta demanda energética, apresenta grande quantidade de mitocôndrias e uma organização de citoesqueleto que permite sua contração.
_ Foquemos agora na definição dos tecidos animais e vegetais e em seus tipos e funções.

Desenvolvimento
Tecido Animal

_ Os tecidos animais são conjuntos de células com a mesma origem e com funções idênticas. Cada tecido pode ser caracterizado pela forma, dimensão e estrutura das suas células
Podem considerar-se os seguintes tipos básicos de tecidos animais : Epiteliais, conjuntivos, musculares e nervoso .
Definição de ambos os tipos ...
O tecido epitelial apresenta como características: ausência de espaço entre as células, ausência de vascularização e grande capacidade de renovação celular. Sua função principal é proteger o corpo contra a penetração de microorganismos, substâncias químicas e agressões físicas. Ele se encontra recobrindo o corpo externamente (epiderme e córnea) e a superfície interna dos órgãos ocos como o estômago, ouvido, nariz, pulmão, boca, útero, bexiga, etc. Além disso, ele é o responsável pela formação de glândulas (fígado, pâncreas, glândulas salivares, etc).

O tecido conjuntivo possui espaço entre as células, é ricamente vascularizado, possui baixa renovação celular e material intersticial (fibras colágenas, elásticas e reticulares), possui também o líquido intersticial (local de onde as células retiram seus nutrientes e depositam os seus resíduos). Entre suas várias funções,

Relacionados