Lutero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A psicologia emerge-se diretamente como uma ciência independente ao ser usada para questionar de maneira explicita as ações realizadas por indivíduos, procurando entender o comportamento em umparâmetro abrangente e trazendo novos conceitos. Na religião ocorre a partir da Reforma Protestante, liderada por Martinho Lutero, que rompeu com a autoridade da Igreja Católica Apostólica Romana e daNobreza absolutista. Buscando recuperar a liberdade religiosa e de expressão dos indivíduos, os reformadores começam um movimento importante na Europa.
A falta de liberdade era no sentido de haver um credooficial, todos eram obrigados a professar a religião oficial do Estado e cumprir e fazer cumprir as leis romanas . O poder político confundia-se com o religioso. Constantemente a Igreja Romanainterferia nos negócios terrenos visto que tinha o controle financeiro, e os reis nas decisões religiosas.
O alemão, Martinho Lutero professor de teologia em Winttenberg, foi um dos principais expoentes,revoltado com os abusos da Igreja e a venda de indulgências, influenciado pelos escritos de São Paulo e Santo Agostinho, Lutero desenvolveu a crença de que a salvação só depende da graça de Deus, que oindividuo a recebe por sua fé e não por suas ações. Esses ensinamentos até hoje formam a base das numerosas confissões religiosas provenientes da Reforma Protestante, pois a fonte é a mesma, a BíbliaSagrada.
A Igreja Católica Apostólica Romana considerava suas crenças inquestionáveis e o único caminho capaz de levar o homem a salvação, entendida como uma vida futura sem sofrimentos. Mas o homemquer ser liberto do sofrimento nesta vida sem ter que esperar para uma possível vida futura, o que o levou a questionar sua atuação que ao contrário do primeiro objetivo, aliviar sofrimentos atravésda instituição do amor e fraternidade entre os homens, estava legitimando a opressão e oprimindo também.
Como seu segundo estado era mais confortável que o primeiro. Não se
morria pela pregação...
tracking img