Lutero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO NO CAMPO: Alfabetização de Jovens e Adultos
*

RESUMO

A educação de jovens e adultos emerge de um movimento de lutas, desafios e conquistas da educação popular em nosso país. O presente artigo trata da Educação do Campo como ferramenta importante à realização de uma educação que alavanque a justiça educacional e social no campo. Tal conceito apresenta-se como uma conquista dosmovimentos sociais em luta por uma educação identificada com a cultura e com as lutas, baseada em uma perspectiva político pedagógica de igual teor, tendo em vista um modelo sustentável de desenvolvimento para o campo, preparando assim o individuo para melhor cuidar do seu ambiente. A perspectiva da educação do campo para jovens e adultos que não estudaram na idade considerada própria se delineia emresposta a divida social brasileira, que historicamente negou à população do campo o direito à educação conforme seus interesses e necessidades. Sendo a educação de jovens e adultos uma modalidade educativa marginalizada no conjunto das políticas públicas de educação, pensá-la como uma educação de jovens e adultos do campo é tarefa duplamente difícil.

Palavras Chaves: Educação, Jovens, Adulto, Campo,desenvolvimento.

ABSTRACT

The education of youth and adults emerge from a movement struggles, challenges and triumphs of popular education in our country. This article deals with the Field Education as an important tool to achieving an education that leverages social justice and educational field. This concept is presented as an achievement of social movements struggling for an educationidentified with the culture and the struggles, based on a political pedagogical perspective of equal content, towards a sustainable model of development for the field, thus preparing the individual to better care for their environment. The prospect of field education for youth and adults who have not studied the age considered herself outlines in response to Brazil's social divide that historically deniedto the population of the country the right to education according to their interests and needs. Being the education of youth and adults in an educational modality marginalized set of public policies on education, think of it as a youth and adult education field is doubly difficult task.

Key Words: Education, Youth, Adult, Campo, development
INTRODUÇÃO

A educação de jovens e adultos emerge de ummovimento de lutas, desafios e conquistas da educação popular. Esses dados se revelam importante quando imposta pela compreensão das condições limitadas da modalidade educativa.
Podemos dizer que os alfabetizadores da EJA são os trabalhadores que, desde muito cedo, precisam ingressar no mundo do trabalho. São advindos das classes trabalhadoras, que vivem na sociedade capitalista que impõemdesafios e a busca pela sobrevivência no Brasil, o perfil dessa população esta diretamente relacionado a outros problemas sociais graves que o país historicamente enfrenta, como a má distribuição de renda e a falta de empregabilidade para essas pessoas, entre outros fatores agravantes.
A educação de jovens e adultos EJA é uma modalidade especifica da educação básica que se propõe a atender a um públicoao qual foi tirado o direito a educação durante a infância ou adolescência seja pela oferta irregular de vagas, seja pelas inadequações do sistema de ensino ou pelas condições socioeconômicas desfavoráveis.
Para que se considere a EJA enquanto uma modalidade educativa inscrita no campo do direito, faz-se necessário superar uma concepção dita compensatória cujas principais fundamentos são a derecuperação de um tempo de escolaridade perdido no passado e a idéia de que o tempo apropriado para o aprendizado e a infância e a adolescência. Nesta perspectiva é preciso buscar uma concepção mais ampla das dimensões tempo/espaço de aprendizagem, na qual educadores e educandos estabelecem uma relação mais dinâmica com o entorno social e com as suas questões considerando que a juventude e a vida...
tracking img