Lusofonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Matéria: Ciências
Série: 9º Ano.

CICLO HIDROLÓGICO DA ÁGUA

‘’ Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma ‘’ LAVOISIER
(Quimico francês , 1743-1794)

Janeiro, 2013

Introdução

Este trabalho pretende dizer uma visão geral do processo do ciclo hidrológico da Água, O Comportamento da Água na Natureza,Evaporação,Precipitação,Transpiração, Evaporação eNivel Freático. Vou tentar explicar o funcionamento de todos os temas, através de textos e imagens . Um trabalho rico em explicações desse processo de poucos conhecem, que é bastante importante, Aliás falar de água é falar de vida! O que seria de seres Humanos de animais e de tudo que é vivo sem água ?
Toda a água da terra pertence ao mesmo ciclo imutável e em renovação continua. Nenhuma gotaaparece ou desaparece. É o mesmo elemento que encontramos ciclo a ciclo no vapor , no granizo, no floco de neve, ou mais tarde na água no banho, num copo de água ou no radiador de um automóvel.


Alguns cientistas afirmam que desde que a vida apareceu sobre a terra a quantidade de água existente no planeta é praticamente mesma e que ainda, 2/3 do planeta é coberto por água. Então, por que algumaspessoas afirmam que a água está acabando?
A questão é que de fato a quantidade de água no planeta tem permanecido praticamente inalterada desde que o mundo é o mundo como o conhecemos hoje. O que mudou, foi apenas a forma como essa água se encontra disponível e a sua utilização.
A água pode ser encontrada no planeta em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Durante o processo quechamamos de “Ciclo da água” ou “Ciclo hidrológico” ela passa pelos estados líquido e gasoso de forma que vai sempre se renovando à cada ciclo completo. Em alguns lugares muito frios do planeta ela pode ser encontrada em estado sólido (ex.: geleiras na Antártida), ou ainda, se solidificar depois de cair na forma de chuva ou neve (pequenos flocos de água solidificada) como, por exemplo, no pico demontanhas que permanecem congelados durante o inverno e derretem parcialmente no verão dando origem a rios como o Rio Tigre na Mesopotâmia que nasce do derretimento de gelo em uma cadeia de montanhas: as montanhas Taurus na Turquia.
Quando a terra estava se formando a superfície do planeta era muito quente e toda a água existente estava na forma de vapor. Podemos dizer então, que o ciclo da água começoucom um processo chamado de condensação: a passagem do estado gasoso para o estado líquido. Nesse caso, a água se condensou devido à diminuição de temperatura ocorrida na superfície do planeta, que possibilitou que o vapor de água passasse para o estado líquido.
Hoje em dia, isso acontece quando o vapor de água chega a certa altura. A temperatura cai e a água condensa, passando para o estadolíquido em pequenas gotículas que vão se juntando e movimentando por causa da ação dos ventos e das correntes atmosféricas e formando as nuvens. Por fim, elas caem na forma de chuva (precipitação).
Ao cair a água escorre para os rios, ou para lençóis subterrâneos e depois para os rios e mares, oceanos e lagos. Então ela fica novamente exposta à ação do sol que a esquenta transformando-a novamenteatravés do processo de evaporação: passagem do estado líquido para o gasoso.


Pode acontecer também da água da chuva ser absorvida pelas plantas. Nesse caso ela irá evaporar por um processo conhecido como evapotranspiração:transpiração + evaporação.
Todos esses processos ocorrem de forma natural há muitos milhares de anos garantindo a distribuição da água por todo o globo. Mas esse processo vem sendo alterado de forma muito rápida pela ação do homem.
A construção de barragens, usinas hidrelétricas e a poluição da água, afetam e muito o ciclo hidrológico do planeta causando transformações que podem ser prejudiciais. No...
tracking img