Luquinha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Processador AMD

A AMD foi fundada em 1969, construindo seu escritório central no estado da Califórnia, EUA. Em 1970, a empresa lançou seu primeiro produto, o AM2501, um chip que fazia cálculos lógicos. Foi o começo de uma estrada de sucesso, que pode ser observada hoje, já que a empresa faz frente aos processadores mais poderosos da Intel, inclusive causando muita polêmica sobre qual das duasempresas fabrica os melhores equipamentos.

Definições
Alguns termos usados neste artigo podem gerar dúvidas. Veja o que eles significam.
Clock - freqüência em Hertz na qual o processador trabalha. Chamado também coloquialmente de "velocidade" do processador.
Black Edition - edição de um processador que possui o multiplicador desbloqueado, facilitando o overclock.
HyperTransport - é obarramento do processador. A AMD não utiliza a notação FSB (Front Side Bus) em seus processadores mais recentes.

O motivo das rivalidades atuais “à la Brasil X Argentina” entre AMD e Intel, e também entre os usuários que preferem uma ou outra marca, não é completamente sem fundamento. A explicação está no fato de que, no início da década de 1980, a IBM tinha somente um fornecedor de chips, que era aIntel. Isso ia de encontro às políticas da empresa, e fez com que a IBM cobrasse uma atitude da Intel.
Assim, em 1982, a AMD firmou um contrato com a Intel para se tornar a segunda fornecedora de chips licenciada para a IBM. Até hoje, apesar de não conhecerem esse fato, muitos usuários discutem aos tapas, defendendo a AMD e afirmando que seus processadores são melhores que os da Intel. Por outrolado, os fãs da Intel argumentam que a AMD começou à sombra da Intel, e lá permanecerá.

A verdade é que o primeiro processador da AMD era uma cópia perfeita do Intel 8080 (tecnologia anterior à x86), criado através de engenharia reversa. Era só o início das “cópias”, já que a AMD, como segunda fornecedora de chips da IBM, faria processadores idênticos aos modelos da Intel que ainda seriamlançados. Para cada processador x86 lançado pela Intel, um correspondente idêntico era fabricado pela AMD: o Am286 era idêntico ao Intel 80286; o Am386 era idêntico ao 80386, e assim por diante, mas somente até certo momento.
A história da briga (briga de verdade) entre AMD e Intel durou vários anos, com direito a processos e quebras de contrato. Porém, nosso intuito neste artigo é mostrar a você osprocessadores da AMD, desde o primeiro, passando pelos atuais, e por fim os que ainda serão lançados. A empresa já era fabricante de chips antes de começar a fazer processadores, mas como nosso foco é o cérebro do PC, começaremos pelos chips fabricados para entrar na luta pelo domínio do mercado da tecnologia x86.

O primeiro processador da AMD a fazer sucesso foi o Am386, lançado em 1991. Como jámencionamos, ele era um clone perfeito do 80386 da Intel. Surpreendentemente ou não, o Am386 vendeu milhões de unidades em questão de meses. Estava dada a largada para a competição do mercado de processadores. Em seguida, vieram o Am486 e o Am5x86, que se mostraram perfeitos como alternativas baratas para os processadores Intel, que eram um pouco mais poderosos, mas muito mais caros.

Estestrês modelos de processador – Am386, Am486 e Am5x86 – foram todos desenvolvidos através de engenharia reversa, o que se tornava um processo inviável conforme o passar do tempo. Era chegada a hora de a AMD tomar uma atitude, e ela tomou: abandonou a engenharia reversa e lançou mão do know-how adquirido nos anos de “sombra da Intel” para lançar seu primeiro processador, criado completamente do iníciopela equipe da empresa. Nascia o K5.

É praticamente impossível encontrar uma pessoa no mundo que não conheça o herói Super-Homem, dos quadrinhos. O Super-Homem é indestrutível e invencível, certo? Errado! Existe uma arma que pode acabar com a existência do homem de aço, que é a Criptonita. O que isso tem a ver com o assunto? Tudo! Considere a Intel como o Super-Homem dos processadores, em...
tracking img