Lula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Este trabalho propõe uma descrição e análise das imagens construídas pela imprensa e pelo governo a respeito do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva – o Lula – no período de 1978 à 2002, com modelo no trabalho de Peter Burke no seu livro “A Fabricação de Luís XIV” (título original The Fabrication of Louis XIV), em que é feita uma colagem das representações visuais e verbais doantigo monarca. O objetivo é mostrar como a construção e reconstrução da imagem de Lula foi imprescindível para que conseguisse assumir a presidência da república depois de três derrotas eleitorais.
Operário
Para entendermos as primeiras imagens midiáticas que circularam a respeito de Lula é necessário saber um pouco de sua história: Luiz Inácio começou seu trabalho numa siderúrgica aos 14 anos,onde um torno mecânico mutilou seu dedo mínimo esquerdo1. Nos final dos anos sessenta, durante a ditadura militar, filiou-se ao Sindicato de Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. Em 1978, na presidência do Sindicato, começou sua luta política pela democracia2.
É a partir desse momento que começa a construção de sua imagem como político-operário. O Ato Institucional 5, que vigorou no paíspor dez anos, havia acabado com diversos direitos civis que atingiam diretamente os trabalhadores como a proibição de manifestações de natureza política e voto direto em eleições sindicais3. Lula – apelido ganho durante seu tempo na presidência do sindicato – fora a face símbolo da luta contra essa repressão ao mesmo tempo em que construía sua posição esquerdista em relação à política do período.Aparece em fotos com sua barba encorpada característica e cabelos pretos desgrenhados [fig. 1]. Além de seu discurso popular “gritado” em palanques sindicais, a forma como se apresentava, o aspecto e as roupas informais lembravam à população que aquele era seu representante, semelhante e com as mesmas origens, ideia que, apesar de aperfeiçoada, vai ser mantida durante toda a sua carreira política.Com a posse do último presidente militar, João Baptista Figueiredo, as lutas trabalhistas atingiam grande expressividade e o novo governante da ditadura já assumiria o poder com uma greve de metalúrgicos em mãos. Lula era reconhecido no Brasil inteiro como o operário que lutava por seus direitos e era a face símbolo dessa greve, uma vez que seu nome podia ser ouvido cantado e gritado pelosmanifestantes nas ruas4. Estava aí, em plena ditadura militar, construída a primeira imagem conhecida do futuro presidente: o torneiro mecânico revolucionário. Nessa época, a imprensa adota seu apelido, que aparece pela primeira vez na revista Veja de 19785.
Partido dos Trabalhadores
Em 1980 o pluripartidarismo volta a figurar no Brasil e dessa forma nasce o Partido dos Trabalhadores (PT).Fundamentado nas lutas sociais recorrentes na última década e tendo Luiz Inácio como cofundador, o partido reconhece que as manifestações não seriam suficientes para garantir os direitos do trabalhador6.
A figura de Lula já era um símbolo forte de inconformismo e revolução por todo Brasil e sua ascensão política não demorou. Apesar de perder as primeiras eleições diretas para governador do estado de SãoPaulo em 1982, em 1986 era o deputado estadual mais votado para a Assembleia Constituinte7. Engajado na campanha das “Diretas Já”, de 1983, pela concretização da emenda Dante de Oliveira, que instituía voto direto para presidente da república, Luiz Inácio aparece em reportagens fotos e vídeos dos comícios e manifestos.
Em meio às manifestações, fez diversos discursos, ainda mantendo a mesmadespreocupação em ser formal. Pelo contrário, a informalidade e os erros gramaticais aproximavam o representante do público, que gritava em coro seu nome. O último comício foi realizado em 16 abril de 1984 em São Paulo, (às vésperas da votação da emenda, que garantiria voto direto para 1989), onde Lula faz um discurso com alta mobilização popular8. Na reportagem televisiva da Rede Globo é apenas...
tracking img