Luis furtado coelho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Para fins gimnásticos”

Entre os seus doentes [de Egas Moniz, que em 1907 abriu consultório de doenças nervosas em Lisboa], neste período, conta-se Fernando Pessoa, que o consultou em 1907. Pessoa, que entretanto desistira do Curso Superior de Letras, começara a estudar como autodidacta, a parapsicopatologia. A avó, Dionísia Perestrelo de Seabra, enlouquecera, e o poeta temia que lhe sucedesseo mesmo. Egas passou-o, "para fins ginásticos", para as mãos de Luís Furtado Coelho, o pioneiro da ginástica sueca em Portugal. Pessoa escreveu em 1933 que quando seguiu a recomendação de Egas, "para cadáver só lhe faltava morrer. Em menos de treze meses e a três lições por semana, pôs-me Furtado Coelho em tal estado de transformação que, diga-se com modéstia, ainda hoje existo - com quevantagens para a civilização europeia, não me compete a mim dizer.

João Lobo Antunes, Egas Moniz. Uma Biografia. Lisboa, Gradiva. 2010. p. 109-110.

RESUMO

Índice

Introdução 2
Enquadramento Histórico 3,4
Técnica da reeducação respiratória 5
O primeiro curso de formação de professores de Educação Física organizado por Luís Furtado Coelho 6,7
Res, Nonverba…………………………………………………………………………………8
Conclusão 9
Bibliografia 10

Introdução

O desenvolvimento da disciplina de educação física não tem sido constante nem contínuo. A importância que lhe concederam ao longo dos séculos, os órgãos ou profissionais que lhe têm dado maior destaque, a evolução da formação de professores de educação física e a criação de estabelecimentos de ensino para esse fim, as matérias de ensino que compõem o currículo são factores, que têm sido alterados e implicaminteresses diversificados.
A formação de professores de educação física e a criação de estabelecimentos de ensino para esse fim, nomeadamente o papel de Luís Furtado Coelho nessa função constituem a base estrutural deste trabalho.

Enquadramento histórico
O primeiro dever da nação é cuidar da saúde e robustez do seu povo. A despesa que fizer para conseguir obter bons resultados neste sentidoserá seguramente insignificante, comparada com os benefícios económicos e sociais que por certo serão alcançados, do que não só resultará uma justa remuneração para o Estado como ainda uma grande recompensa.
Em Portugal, já se encontravam preocupações com o desenvolvimento do corpo em diversas instituições educativas dos séculos XVII e XVIII. Nos estabelecimentos escolares destinados aos filhosdas famílias privilegiadas, os planos de estudo contemplavam exercícios como a esgrima, a dança e a picaria, actividades físicas entendidas como adequadas à aristocracia e que, por isso, tenderam a ser cada vez mais oferecidas em colégios destinados aos mais abastados (FERREIRA, 2000; CRESPO, 1991).
Na época em que se afirmavam os sistemas ginásticos europeus mais conhecidos, Portugal enfrentavagrandes problemas políticos, uns decorrentes da crise aberta pelas invasões napoleónicas, outros, após a revolução de 1820, relacionados com as dificuldades da instalação de um regime liberal e principalmente decorrentes da guerra civil, que opôs absolutistas e liberais. Não admira, por isso, que, somente a partir do segundo terço do século XIX, algumas iniciativas testemunhem a vontade de unspoucos em lançar as sementes duma Educação Física influenciada pelas novas concepções dos exercícios corporais que então se afirmavam na Europa (FERREIRA, 1999). No último quarto de século, já a Educação Física apresentava alguma importância no panorama sociocultural português, havendo um número razoável de estabelecimentos educativos públicos e particulares que promoviam a prática da ginástica,verificando-se a vontade das entidades políticas em promover a educação física nas escolas, aumentando as publicações que abordavam a problemática, criando-se ginásios e clubes, crescendo os praticantes e os adeptos (ESTRELA, 1972; FERREIRA, 1997). Apesar do reconhecimento da importância da Educação Física e da relativa expansão da sua...
tracking img