Ludwig Mies Van Der Hoe

1029 palavras 5 páginas
Ludwig Mies van der Rohe
Pavilhão de Barcelona

Ludwig Mies van der Rohe

Alemão, nascido em 1886, muitas vezes comparado/colocado no mesmo nível de Le Corbusier e Frank Lloyd Wright, sua arquitetura prima pelo racionalismo, pela geometria clara e sofisticação. Seus edifícios fazem uso de material moderno, como aço industrial e vidro para definir os espaços interiores e a aparência exterior de suas obras. Sua concepção dos espaços arquitetônicos envolvia uma profunda depuração da forma, voltada sempre às necessidades impostas pelo lugar, segundo o preceito do minimalismo.
Depois da Primeira Guerra Mundial, Mies começa a afastar-se do estilo tradicional e a receber influências do neoplasticismo e do construtivismo russo, que nele fazem germinar o espírito modernista, em busca de um novo estilo arquitetônico para a Era Industrial. O seu estilo começa então a patentear influências como o Expressionismo, o Suprematismo e o Construtivismo Russo, usando materiais industriais modernos.
“Painéis de travertino, lâminas de vidro, superfícies d’água, planos horizontais e verticais que quebram a mobilidade dos espaços fechados, rompem os volumes e orientam os olhares para a vista exterior” tal frase resume bastante o trabalho e estilo de Mies.
Em termos políticos, o período alemão dele caracteriza-se pela militância socialista, bem ilustrada no seu projeto do monumento à Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, onde o partido comunista pretendia homenagear os seus heróis. Quando diretor da Bauhauss determinou a expulsão de estudantes de orientação comunista daquela instituição, alterando os rumos políticos que a escola tomava.
Na década de 30, a Bauhauss (sob sua direção) teve suas portas fechadas por ter ideias antagônicas às ideias alemãs nazistas da época, sendo uma instituição socialista e comunista. Em 1949 tornou-se cidadão dos EUA, rompendo definitivamente com a Alemanha.
Seu

Relacionados

  • Ludwig mies van der hoe
    1404 palavras | 6 páginas
  • Reflexões sobre o conceito de terceiro território
    7161 palavras | 29 páginas