Ludico e Musicaização

2950 palavras 12 páginas
LÚDICO E MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM

Silvia Fraga de Bitencourte
Profª. Darlene Angelita de Paula dos Santos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0325) – Prática Educativa Módulo V
22/03/2013

RESUMO

Fez-se o trabalho com o tema “O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM”, pensando-se na situação da Educação nos primeiros anos do ensino fundamental, com a inclusão das crianças de seis anos de idade e pensou-se também na importância de um trabalho que garanta à criança aquilo que ela considera importante, o seu corpo relacionado ao meio. Esta investigação surge pela necessidade de descrever a incorporação do lúdico na prática docente e os benefícios para o processo ensino-aprendizagem dos educandos do primeiro ano do ensino fundamental. Limitando-se a identificar as facilidades e dificuldades para a incorporação do lúdico e quais os benefícios que o lúdico trouxe para as turmas do primeiro ano do ensino fundamental. Tendo em vista que é grande a responsabilidade do educador para alcançar a aprendizagem dos educandos fazendo-se a integração dos conteúdos curriculares propostos com o lúdico (jogos, brinquedos e brincadeiras), mas todos têm o direito de aprender e aprender com prazer o resultado será bem melhor.

Palavras-chave: Lúdico. Ensino e Aprendizagem. Musicalização.

1 INTRODUÇÃO

O lúdico é uma estratégia insubstituível para ser usada como estímulo na construção do conhecimento humano e na progressão das diferentes habilidades operatórias, além disso, é uma importante ferramenta de progresso pessoal e de alcance de objetivos institucionais.

O objetivo de descrever a incorporação do lúdico na prática docente e os benefícios para o processo ensino-aprendizagem do ensino fundamental. A ludicidade aparece no ser humano de forma natural e espontânea. Através das atividades lúdicas, como as brincadeiras e os jogos,

Relacionados

  • A importancia da musica na educação infantil
    27952 palavras | 112 páginas