Luciola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O APREÇO FEMININO DE JOSÉ DE ALENCAR AVIVA A LITERATURA ROMÂNTICA NO CENÁRIO URBANO
ABSTRACT: This article reflects the urban community represented in José de Alencar’s narrative exposing thefeminist side of his vision about the society in the 19th century.
As obras de José de Alencar, grande romancista brasileiro do século XIX, são vistas como moldes para retratar a estrutura sócio-culturaldo país, tendo como principal intuito a criação de uma identidade nacionalista marcada, principalmente, pelo traço de um perfil cultural da época através da representação da burguesia carioca, comotambém de temas ligados ao índio ou ao sertanejo. Seus clássicos literários variam entre quatro principais categorias sendo elas o romance urbano, o indianista, o regionalista e o histórico.
Dentreseus grandiosos livros, está inserido o romance urbano Lucíola, responsável pela abordagem da sociedade fluminense e suas irregularidades, rumando para a idealização da personagem feminina, bem como paraos conflitos que envolviam as mesmas. No decorrer do enredo, observa-se que se trata de um texto em primeira pessoa, no qual o narrador, reconhecido como Paulo, conta sua história na grande cidademaravilhosa, onde encontra o amor, a desigualdade e a hipocrisia.
Alencar incorpora em sua obra a postura da mulher perante a sociedade e a caracteriza segundo seus moldes. Ele, através de Paulo,demonstra sua opinião sobre os diversos setores que afetavam o sexo feminino na época, ressaltando a prostituição.
Lúcia, personagem em destaque, é uma cortesã do Rio de Janeiro que sacrificou-se eentregou-se aos pecados para que pudesse salvar a família da terrível miséria. A moça é dona de extrema beleza e a responsável por cativar a atenção de Paulo.
A iniciativa de José de Alencar éidealizar a mulher através de sua situação social e familiar em face do casamento e do amor. Em suas histórias, são atribuídas as características principais de batalhadora, sofredora e heroína à personagem...
tracking img