Luciana santos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Origens africanas num país chamado Brasil
Luciana do Nascimento Santos incluiu o uso do globo terrestre (para localizar o Brasil, a África e a distância geográfica que os separa), a leitura dereportagens, textos e de um dicionário de palavras africanas, rodas de conversa e de contos africanos, visita de especialistas, idas ao museu e a confecção de um painel fotográfico com as informaçõesaprendidas, aprendizado de instrumentos como agogô, caxixi e alfaia e de danças como jongo, maracatu, coco e capoeira.
A proposta era ampliar o universo cultural, apresentar conceitos básicos da históriado Brasil e aumentar o conhecimento sobre o continente africano.
Luciana levou-as a reconhecer a influência cultural africana na cultura brasileira. Ao investigar e aprender manifestações culturais -especialmente à dança e a música -, elas aumentaram seu repertório e passaram a valorizar essas contribuições.

Proposta de trabalho
Vamos cirandar
Mostre às crianças as fotos e os vídeos de umaciranda pernambucana e pergunte se elas conhecem a dança, as músicas e os movimentos. Monte um cartaz para registrar os comentários, dividindo-o em "O que já sabemos" e "O que não sabemos sobre aciranda pernambucana".
Convide a turma para dançar em roda com as músicas de Lia de Itamaracá.
Leia os textos sobre cirandas de Pernambuco e complete o cartaz com novas informações.
Proponhadançarem mais uma ciranda pernambucana. Avise que vai fotografar para depois montarem junto um mural de imagens sobre cirandas.
Ofereça giz de cera para que todos desenhem uma ciranda. Coloque asproduções junto ao cartaz. Mostre as fotos ao grupo e juntos selecionem as que retratam a ciranda pernambucana. Criem as legendas para as imagens. Leia para os pequenos o livro sobre os ciganos. Sepossível, convide um especialista em dança cigana para ensiná-la a eles. Fotografe a vivência. Peça que desenhem essa roda também.
Depois de todos apreciarem os desenhos, exponha-os e crie com as...
tracking img