Lostiiin

709 palavras 3 páginas
Formação De Roma
Fundada no século VIII a.c., Roma resultou do encontro de três povos: os italiotas, de origem indo-europeia; os etruscos,vindos da Ásia Menor;e os gregos. Partindo das férteis planícies da península Itálica, os romanos desenvolveram um casto império cujas leis, monumentos, táticas militares e instituições influenciaram todo o mundo ocidental. Sua queda, em 476, marcou o fim da Antiguidade e o início da Idade Média.
A mítica versão para o surgimento da cidade de Roma, narrada pelo historiador Tito Lívio e pelo poeta Virgílio na obra Eneida, conta eu a cidade foi fundada em 753 a.C. pelos gêmeos Rômulo e Remo. De acordo com a lenda os dois irmãos foram abandonados ainda bebês no rio Tibre e só conseguiram sobreviver graças a uma loba que os amamentou. A história romana é dividida pelos estudiosos em três grandes períodos: o monárquico, o republicano e o império.
Período Monárquico (753 – 509 a.c)
Nessa época, a sociedade romana estava dividida em quatro camadas: os patrícios, ricos proprietários de terra; os clientes, parentes pobres ou serviçais desses proprietários; os plebeus, homens livres sem direitos políticos; e os escravos. A economia era baseada em atividades agropastoris. O rei, eleito por uma assembleia popular – a Comicia Curiata -,acumulava funções de líder político, sacerdote e juiz.Seu cargo era vitalício e seu poder, controlado pelo Senado (ou Conselho dos Anciãos), regido apenas por patrícios. Nesse período, Roma teve sete reis. Os últimos tentaram diminuir a ação do Senado, levando os patrícios a derrubar a monarquia, em 509 a.c, e a implantar a República.
Período Republicano (509 – 27 a.c)
Essencialmente aristocráticas, as instituições da República romana foram formuladas pelos patrícios e para os patrícios. Com o passar do tempo, houve maior participação da plebe no poder, mas, no0 início, eram os chefes das grandes famílias proprietárias que controlavam o Senado e tinham poder de voto na Assembleia Centuriata – órgão criado

Relacionados