Look and feel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EasyLookAndFeel
Mudando a cara da sua aplicação em poucos minutos

COM UMA ÚNICA LINHA DE CÓDIGO, DEIXE SUA APLICAÇÃO COM A APARÊNCIA PADRÃO DO SO E AINDA DÊ AO USUÁRIO A OPÇÃO DE TROCAR DE APARÊNCIA EM TEMPO DE EXECUÇÃO.

Paulo César Coutinho

A aparência é, sem sombra de dúvidas, um ponto que deve ser levado em consideração na construção de uma aplicação de software. Ela tanto podecontribuir para o sucesso, como pode ser responsável pelo fracasso de um produto. O usuário, de modo geral, está acostumado a um certo padrão, geralmente definido pelo sistema operacional (SO), de aparência e comportamento nas aplicações que utiliza no seu dia a dia. Desta forma, uma aparência diferente pode deixar a aplicação pouco intuitiva e, até mesmo, prejudicar sua usabilidade. Isso pode causarum certo receio no usuário com relação a essas aplicações "diferentes". Porém, existem também aqueles que preferem as aplicações com aparência configurável, que pode ser selecionada ou personalizada por eles próprios. Então fica a pergunta: “Como construir uma aplicação que atenda às diferentes necessidades desses usuários, mas sem deixar que o esforço gasto na implementação desses "requisitossecundários" impactem os prazos das funcionalidades principais?”
Geralmente, utilizamos os termos Look-And-Feel ou Skin para nos referirmos à aparência de uma aplicação. Uma aplicação é dita skinnable, quando possui uma aparência configurável, que pode ser selecionada ou customizada pelo usuário. Temos vários exemplos conhecidos de aplicações skinnable, como: Mozilla Firefox; Winamp; Windows MediaPlayer; etc. No entanto, quando desenvolvemos aplicativos utilitários ou ferramentas, raramente nos preocupamos com esse tipo de característica, muitas vezes por imaginar que acrescentá-la às nossas aplicações deve exigir um esforço monstruoso. Porém, veremos que isso pode ser implementado, com o mínimo de esforço, com a ajuda do componente EasyLookAndFeel.

Não é raro vermos aplicativos, escritosem Java, que possuem uma aparência diferente da padrão (definida pelo SO). Esses programas geralmente são escritos utilizando o toolkit gráfico Swing, que continua sendo um dos mais utilizados para desenvolvimento de aplicações desktop, devido a sua simplicidade e a existência de editores visuais, como o da IDE Netbeans. Contudo, o próprio Swing já disponibiliza uma API para gerenciar olook-and-feel. Com essa API podemos configurar o look-and-feel de uma aplicação de várias formas, inclusive em tempo de execução. Outra funcionalidade bastante útil é a de listar os look-and-feel's instalados[1] no sistema, possibilitando a criação de uma aplicação skinnable de forma fácil. Porém, a utilização dessa API exige um certo esforço adicional e algumas linhas de código a mais, o que nem semprecabe nos prazos apertados dos projetos de software do mundo real. Quando criamos uma aplicação Swing sem configurar seu look-and-feel, esta geralmente[2] utiliza o MetalLookAndFeel (padrão do Java). É por esse motivo que vemos essa aparência diferente, que chega a causar um certo preconceito nos usuários mais leigos, nas aplicações Java.

O componente EasyLookAndFeel encapsula toda a lógicarelativa ao gerenciamento do look-and-feel, de forma que o desenvolvedor quase não precisa de esforço algum para ter esta característica incorporada em sua aplicação Swing. Com o EasyLookAndFeel é possível deixar uma aplicação com a aparência padrão do SO, e ainda torná-la skinnable, com apenas uma linha de código, na maioria dos casos. Este artigo irá mostrar uma visão geral deste componente, seufuncionamento e um exemplo de como utilizá-lo.


Aplicação Exemplo

Primeiramente, vamos criar uma pequena aplicação para que possamos incorporar e testar as funcionalidades referentes ao look-and-feel. A Listagem 1 mostra o código da classe LookAndFeelDemoApp. Esta classe representa uma aplicação Swing simples, que não faz nada além de exibir alguns componentes gráficos na tela. Compile o...
tracking img