Look and feel

Páginas: 15 (3554 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
EasyLookAndFeel
Mudando a cara da sua aplicação em poucos minutos

COM UMA ÚNICA LINHA DE CÓDIGO, DEIXE SUA APLICAÇÃO COM A APARÊNCIA PADRÃO DO SO E AINDA DÊ AO USUÁRIO A OPÇÃO DE TROCAR DE APARÊNCIA EM TEMPO DE EXECUÇÃO.

Paulo César Coutinho

A aparência é, sem sombra de dúvidas, um ponto que deve ser levado em consideração na construção de uma aplicação de software. Ela tanto podecontribuir para o sucesso, como pode ser responsável pelo fracasso de um produto. O usuário, de modo geral, está acostumado a um certo padrão, geralmente definido pelo sistema operacional (SO), de aparência e comportamento nas aplicações que utiliza no seu dia a dia. Desta forma, uma aparência diferente pode deixar a aplicação pouco intuitiva e, até mesmo, prejudicar sua usabilidade. Isso pode causarum certo receio no usuário com relação a essas aplicações "diferentes". Porém, existem também aqueles que preferem as aplicações com aparência configurável, que pode ser selecionada ou personalizada por eles próprios. Então fica a pergunta: “Como construir uma aplicação que atenda às diferentes necessidades desses usuários, mas sem deixar que o esforço gasto na implementação desses "requisitossecundários" impactem os prazos das funcionalidades principais?”
Geralmente, utilizamos os termos Look-And-Feel ou Skin para nos referirmos à aparência de uma aplicação. Uma aplicação é dita skinnable, quando possui uma aparência configurável, que pode ser selecionada ou customizada pelo usuário. Temos vários exemplos conhecidos de aplicações skinnable, como: Mozilla Firefox; Winamp; Windows MediaPlayer; etc. No entanto, quando desenvolvemos aplicativos utilitários ou ferramentas, raramente nos preocupamos com esse tipo de característica, muitas vezes por imaginar que acrescentá-la às nossas aplicações deve exigir um esforço monstruoso. Porém, veremos que isso pode ser implementado, com o mínimo de esforço, com a ajuda do componente EasyLookAndFeel.

Não é raro vermos aplicativos, escritosem Java, que possuem uma aparência diferente da padrão (definida pelo SO). Esses programas geralmente são escritos utilizando o toolkit gráfico Swing, que continua sendo um dos mais utilizados para desenvolvimento de aplicações desktop, devido a sua simplicidade e a existência de editores visuais, como o da IDE Netbeans. Contudo, o próprio Swing já disponibiliza uma API para gerenciar olook-and-feel. Com essa API podemos configurar o look-and-feel de uma aplicação de várias formas, inclusive em tempo de execução. Outra funcionalidade bastante útil é a de listar os look-and-feel's instalados[1] no sistema, possibilitando a criação de uma aplicação skinnable de forma fácil. Porém, a utilização dessa API exige um certo esforço adicional e algumas linhas de código a mais, o que nem semprecabe nos prazos apertados dos projetos de software do mundo real. Quando criamos uma aplicação Swing sem configurar seu look-and-feel, esta geralmente[2] utiliza o MetalLookAndFeel (padrão do Java). É por esse motivo que vemos essa aparência diferente, que chega a causar um certo preconceito nos usuários mais leigos, nas aplicações Java.

O componente EasyLookAndFeel encapsula toda a lógicarelativa ao gerenciamento do look-and-feel, de forma que o desenvolvedor quase não precisa de esforço algum para ter esta característica incorporada em sua aplicação Swing. Com o EasyLookAndFeel é possível deixar uma aplicação com a aparência padrão do SO, e ainda torná-la skinnable, com apenas uma linha de código, na maioria dos casos. Este artigo irá mostrar uma visão geral deste componente, seufuncionamento e um exemplo de como utilizá-lo.


Aplicação Exemplo

Primeiramente, vamos criar uma pequena aplicação para que possamos incorporar e testar as funcionalidades referentes ao look-and-feel. A Listagem 1 mostra o código da classe LookAndFeelDemoApp. Esta classe representa uma aplicação Swing simples, que não faz nada além de exibir alguns componentes gráficos na tela. Compile o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Look
  • look
  • Look
  • Look para trabalho
  • Look Urbano
  • Jhon look
  • feel good
  • Me and me

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!