Lombalgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A Lombalgia é a dor localizada na região lombar, dor esta que «ataca» cerca de 50% a 90% dos indivíduos adultos em algum momento das suas vidas.
Neste trabalho apresento, mais detalhadamente, o que é a Lombalgia, as causas para o seu aparecimento bem como as diferentes formas de tratamento que visam debelar este tipo de lesão. Mais do que procurar as formas de tratamento,procurei informar-me, para poder relatar no meu trabalho, sobre as diferentes medidas preventivas indicadas para evitar o aparecimento da Lombalgia, já que a prevenção è, sem duvida, a melhor forma de contrariar esta lesão. Apresento também a importância do trabalho em equipa entre o fisioterapeuta e o educador físico para que a recuperação dos indivíduos afectados por esta lesão seja o mais rápido eeficaz possível.
A elaboração deste trabalho revela-se importante pois, permite torna-me mais conhecedor acerca desta temática o que será benéfico para mim, tanto a nível profissional, como a nível pessoal.














Constituição da Coluna Vertebral

Coluna vertebral é o termo utilizado para denominar a estrutura de ossos e cartilagem que se prolonga desde a base do crânio atéà base das nádegas. É constituída por pouco mais de 30 ossos – vértebras, que formam um canal protector para a medula espinal (transmite os sinais nervosos entre o cérebro e o corpo). As vértebras estão unidas por ligamentos resistentes e discos flexíveis entre cada osso. Estes discos contêm uma camada exterior rígida que cobre uma substância gelatinosa, o que fornece a elasticidade necessáriapara permitir o movimento da coluna.
A coluna vertebral forma a maior parte do esqueleto e desempenha um importante papel dentro do aparelho locomotor. A ela estão ligados o crânio, os ossos dos ombros, as costelas e a pélvis (zona formada pela união do sacro e do cóccix). Com mais precisão, a coluna contém, 33 vértebras: 7 cervicais (pescoço), 12 dorsais ou torácicas (zona do peito ou tórax), quepor sua vez fazem a ligação às costelas, 5 lombares (costas), 5 que formam o sacro, e ainda outras que, juntas, formam o cóccix.
Num homem adulto, de tamanho médio, a altura da coluna é, aproximadamente, de 73 a 75 cm, sendo a zona torácica a mais longa. Na mulher pode ir de 60 a 65 cm.
Devido ao facto de ter uma flexibilidade condicionada, a coluna pode ser a responsável por diversosproblemas nas costas. Por essa razão, é conveniente não descurar a devida atenção a movimentos não aconselhados ou esforços indevidos com esta parte do nosso corpo.
A coluna lombar é o segmento que suporta maior peso do nosso corpo e uma das mais móveis, daí que as dores nesta zona sejam especialmente frequentes.




Fig.1 – Coluna Vertebral



Anatomia e Fisiologia da Região Lombar

Acoluna vertebral óssea é anatomicamente divisível em duas partes, que são a parte anterior e a parte posterior.
A parte anterior consiste numa série de corpos vertebrais cilíndricos ligados uns aos outros pelos discos intervertebrais e mantidos firmemente unidos pelos ligamentos longitudinais anterior e posterior.
A parte posterior consiste em elementos mais delicados, que se estendem a partir docorpo vertebral sob a forma dos pedículos e alargam-se posteriormente para formar as lâminas, que juntamente com as estruturas ligamentares formam o canal vertebral. Os elementos posteriores são unidos às vértebras adjacentes por duas pequenas articulações sinoviais que permitem um grau moderado de movimentação entre dois segmentos quaisquer, mas que em conjunto produzem uma amplitude bastanteextensa. Processos ósseos transversos e espinhosos resistentes projectam-se lateral e posteriormente e servem para a inserção de músculos que movem, suportam e protegem a coluna vertebral.
A estabilidade da coluna depende de dois tipos de suporte: aquele que é fornecido pelas articulações ósseas (principalmente pelas articulações discais e pelas articulações sinoviais dos elementos posteriores) e...
tracking img