Lolaa

3557 palavras 15 páginas
MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO
MTG

FESTAS JUNINAS NO RIO GRANDE DO SUL

45ª CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS
FASE REGIONAL
CATEGORIA ADULTA

ESTÂNCIA VELHA, MAIO DE 2014

ORIGEM
Introduzidas no Brasil pelos portugueses, as festas juninas logo se tornaram uma tradição, tendo sofrido ao longo do tempo diversas adaptações e regionalizações.
No Rio Grande do Sul as festas estão ligadas ao solstício de inverno e são quatro, os santos do mês: Santo Antonio (13), São João (24) e São Pedro e São Paulo (29).

INDUMENTÁRIA
O que vem ocorrendo no Rio Grande do Sul há muito tempo, é que estão sendo misturadas duas culturas regionais brasileiras distintas – a caipira e a gaúcha – nas comemorações das festas juninas..
Sabe-se que o caipira é um tipo humano, representativo de uma região brasileira, assim como o vaqueiro, o jangadeiro e o próprio gaúcho.Houve um tempo em que sociedades e escolas realizavam os “casamentos na roça”. Essa prática não condiz com a tradição gauchesca e tão pouco com a tradição caipira.
Enquanto o caipira usa camisas estampadas, calças um pouco curtas e remendadas, botinas, chinelos ou sandálias, saias de chita a meia canela e chapéu de palha, o gaúcho usa camisas lisas, bombachas, botas ou alpagatas, saias curtas (meia canela) para crianças e na planta do pé para moças e mulheres e chapéu de feltro.

MASTROS, BANDEIRINHAS E SÍMBOLOS LITÚRGICOS
A origem provável do mastro está ligada à reminiscência dos cultos agrários em cerimônias de agradecimentos à fecundação das sementes.Sua caracterização, quanto à altura está relacionada com a fé. Quanto maior a altura, mais simboliza a grandeza da devoção do povo.
Os símbolos litúrgicos são:
São Pedro: as chaves do céu ou o peixe
Santo Antônio: a flor do lírio ou o desenho

Relacionados

  • Adimu
    27925 palavras | 112 páginas