lol12312312312

1591 palavras 7 páginas
Agentes responsáveis pela transmissão genética

Hereditariedade: conjunto de processos biológicos que presidem à transmissão das características dos pais à sua descendência.
Genética: estudo da variabilidade dos carateres individuais e a sua transmissão a geração seguinte.

 Células Germinais
O óvulo e o espermatozoide são células germinais/reprodutoras originárias, respetivamente, da mãe e do pai. São o veículo das características recebidas dos nossos ascendentes.

 Ovo
Primeira célula do indivíduo, resultante da fecundação do óvulo, efetuada por um espermatozoide. É no momento da formação do ovo que recebemos todo o nosso património hereditário.

 Cromossomas
Elementos integrantes do núcleo de cada célula, transportadores de genes, que são as unidades básicas da hereditariedade.

 Genes
Os genes estão alojados nos cromossomas e são as unidades básicas da hereditariedade. Têm a função de armazenamento do património genético, bem como a sua transmissão. Contêm a informação responsável pela constituição orgânica do ser vivo.
Recentemente foram identificados os genes de desenvolvimento, que codificam a forma do organismo definindo, por exemplo, a pertença a uma dada espécie. São estes genes que desenham o plano, o padrão do organismo. É este tipo de genes que define as dimensões e as formas dos diferentes órgãos determinando o número, a forma e a localização das células que os formam. São, por isso, designados também por “genes arquitetos”, dado que a sua expressão permite construir o organismo do indivíduo.
O padrão de desenvolvimento do organismo não está preestabelecido. Apesar de a natureza das células não mudar, podem originar um ou outro órgão como consequência de mutações, de modificações no plano de organização, de construção do organismo.

Gémeos verdadeiros (monozigóticos) - têm origem num único ovo que se divide em dois, originando dois embriões idênticos.
Gémeos falsos (dizigóticos) – provêm de dois óvulos fecundados por dois

Relacionados