Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2 - Planejamento e operações por categorias de produtos
Gerenciamento por categorias é uma ferramenta de acordo entre o fornecedor e o varejo para otimização do retorno sobre o investimento, reduzir custos, aumentar o consumo, melhorar avantagem competitiva frente aos concorrentes e agregar valor para o cliente. Também significa melhor utilização das infra-estruturas existentes; a utilização de computadores como um meio para facilitar as operações e a manutenção de estoques adequados de fabricante, distribuidores e varejistas em geral.

A administração por categorias surge da filosofia do ECR (Efficient Consumer Response)que sigifica integração e eficiência ao consumidor. Ser eficiente é fornecer aos clientes a melhor combinação de custo-benefício-qualidade em cada etapa da cadeia de produção e comercialização. (DOMINGUES E MARTINS, 2003; MARQUES, 2003).

Categoria é um grupo de produtos ou serviços que os consumidores percebem como inter-relacionados e/ou substituíveis para atender a alguma necessidade. Porexemplo, a categoria fraldas descartáveis envolve fraldas para crianças, adultos e toalhas umedecidas como um complemento para os grupos de produtos mencionados.

2.1 Importâncias da gestão por categorias de produtos

O processo de gerenciamento por categorias de produtos é formado como resultado de vários fatores, principalmente devido à pressão da concorrência, como o aumento contínuodo número e tamanho de todas as estruturas de estabelecimentos como lojas de conveniência, por exemplo, tem gerado uma capacidade de venda que afeta significativamente a quota de mercado das cadeias de mercearias tradicionais. Ao mesmo tempo, não só se considera a concorrência local, mas também a introdução de canais estrangeiros, o que é uma das maiores ameaças para a empresa nacional, queresulta na perda de lealdade e confiança por parte dos consumidores que afeta o diminuição do nível de vendas quando os mesmos optam pela concorrência. Isto, combinado com os avanços da tecnologia da informação, permite que muitos varejistas compartilhem dados com seus parceiros comerciais e modifiquem suas práticas. Estes e outros fatores são os que tem encorajado muitos membros da empresa atacadistade utilizar mais recursos e se focar no fator vital para atender às necessidades de valor, variedade e atendimento ao cliente. (DOMINGUES E MARTINS, 2003; MARQUES, 2003; GHISI, 2002).

É, portanto, a gestão por categorias de produtos a ferramenta certa para atender a essas necessidades de um mercado competitivo e exigente em que interagem as cadeias comerciais, porque contribui para amelhoria da competitividade das organizações. Pois, uma forma de combater a crescente concorrência é controlando eficientemente os estoques e fortalecendo a tomada de decisões já que permite desenvolver um esquema de trabalho e se baseia em interesses e metas comuns entre os integrantes da organização. (MARQUES, 2003; GHISI, 2002).

Para Marques (2003), algumas das vantagens do gerenciamentopor categoria de produtos, na busca por maiores níveis de vendas, que podem ser citados são:

• Maximiza o potencial da categoria, com foco no consumidor.
• Aumenta os lucros através do aumento das vendas.
• Proteger a participação de quota no mercado.

• Identifica oportunidades para novos produtos, promoções mais eficazes e oportunidades para uma apresentação nas gôndolas,além de reduzir a falta de estoque.

Da mesma forma, implementação eficaz da gestão por categorias melhora aspectos internos, tais como: tecnologia da informação; capacidade de pessoal e estrutura organizacional.

Esta ferramenta consiste em uma nova abordagem à gestão de negócios entre o comércio e a indústria com vistas especificamente a: promover a geração de demanda; maximizar...
tracking img