Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO NO AEROPORTO INTERNCIONAL DE SÃO PAULO/GUARULHOS: ELO DA CADEIA LOGÍSTICA DO MODAL AÉREO

A idéia principal desse trabalho é mostrar um dos elos da cadeia logística do modal aéreo que é o controle de tráfego aéreo no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. Demonstraremos que toda a intermodalidade, tecnologia, planejamento, enfim, todo o encadeamento doprocesso logístico do modal aéreo passa pelos controladores de tráfego aéreo do Aeroporto de Guarulhos. Pois sem eles e seu gerenciamento de tráfego aéreo não haveria como despachar ou receber com segurança as cargas e pessoas.
Para dar a exata noção do trabalho do controlador de tráfego aéreo, a pesquisa começa pelo principal órgão gestor do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, o Departamento doControle do Espaço Aéreo (DECEA), responsável também pela formação dos controladores de tráfego aéreo brasileiros militares e civis.
O texto abaixo, extraído do SITE do DECEA, descreve o trabalho desse órgão e dos CINDACTA I e II, órgãos ligados diretamente à área de tráfego aéreo de São Paulo, SRPV-SP e ICEA, local onde são formados semestralmente os controladores de tráfego aéreo.DECEA-Departamento do Controle do Espaço Aéreo

Gerenciamento do Tráfego Aéreo
O principal objetivo do Gerenciamento do Tráfego Aéreo é garantir voos seguros, regulares e eficazes, respeitando as condições meteorológicas reinantes e as limitações operacionais da aeronave. O provimento deste serviço no País está baseado nas normas e nos métodos recomendados pela Organização de Aviação Civil Internacional(OACI), a fim de manter o Brasil no patamar de segurança desejado para a navegação aérea e garantir a prestação de um serviço eficiente a todas as aeronaves que utilizam o nosso espaço aéreo.
O Brasil tem a responsabilidade de administrar o espaço aéreo territorial (8.511.965 km²) e o espaço aéreo sobrejacente à área oceânica, que se estende até o meridiano 10º W, perfazendo um total de 22 milhões deKm².
Nesse espaço, existem diversos eventos acontecendo ao mesmo tempo, tais como: voos comerciais, voos militares, ensaio de voo, lançamentos de sondas e foguetes, voos de asa delta, salto de paraquedas, treinamento de tiros antiaéreos, entre outros.
Para garantir a convivência segura desses eventos, visando a estabelecer estruturas, procedimentos e regras de utilização do espaço aéreo, deve seconhecer:
* a demanda de tráfego aéreo atual e futura
* a topografia e a infraestrutura instalada

Da análise dessas informações estabelecem-se:
* As ações adequadas para cada segmento do espaço aéreo
* As estruturas para o uso eficaz do espaço aéreo - aerovias, procedimentos de subida e descida, delimitação de áreas condicionadas que restringem, proíbem ou alertam sobrepossíveis perigos aos aeronavegantes.
* As necessidades operacionais que irão balizar as diversas concepções de empreendimentos para a implantação de órgãos de controle do trafego aéreo, equipamentos-radar, auxílios à navegação aérea, equipamentos de telecomunicação, bem como o dimensionamento de pessoal operacional, dentre outros.
* Os espaços onde os controladores de tráfego poderão prover aseparação das aeronaves.
O Gerenciamento de Tráfego Aéreo não e uma atividade única. Ramifica-se nos três segmentos especializados relacionados abaixo:

O Gerenciamento do Espaço Aéreo
As ações desse segmento buscam o uso flexível dos espaços aéreos, com o objetivo de aumentar a capacidade, eficiência e flexibilidade das operações aeronáuticas.
Para organizar o espaço aéreo, existem trêsconceitos específicos: Espaço Aéreo Controlado, Espaço Aéreo Não-Controlado e Espaço Aéreo Condicionado.
* O Espaço Aéreo Controlado: Todos os movimentos aéreos são controlados por um órgão de tráfego aéreo, no qual os pilotos são orientados a cumprir manobras pré-estabelecidas, com o objetivo de garantir a segurança dos voos das aeronaves. Esses espaços são estabelecidos como: Aerovias (AWY),...
tracking img