Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Logística

Atividade Avaliativa - ATPS
‘Aspectos Legais da Empresa e novo direito empresarial’

Direito Empresarial

Prof. EAD: Msc Manuel PalmeirasSorocaba / SP
2012

Francine Proença Martins – RA: 4346843907
Bruno José Moraes de Oliveira – RA: 3899593645
Bruno Laerte Arcanjo Silva – RA: 4340826075
Juliana Fernandes – RA: 4311780102

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS
Professor tutor presencial: Eliete campos
Professora tutora a distância: Manuel Palmeiras
Professor tutor adistância: Tania Mª. Alves Capodifoglio

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para a avaliação da Disciplina Direito Empresarial para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.


Sorocaba /SP
2012
(Etapa 1 - Passo 1)
Introdução
Este texto tem como objetivo abordar, direitocomercial, direito empresarial o funcionamento de uma empresa, desde que é um empresário, a empresa, sua evolução os conceitos de cada tema abordado, apresentando uma produção e como resguardar sua particularidade. Vamos ver uma empresa na área de construção civil onde vamos ter um planejamento, suas responsabilidades, seus critérios, projetos de saúde, gestão de politicas publicas.
Direito ComercialConsiste no ramo do direito privado que tratam do estudo das normas que regulam os atos necessários as atividades dos comerciantes. A atividade econômica sempre foi e é a matriz de relações fundamentais de infraestrutura determinantes de superestrutura politica e jurídica, sendo um retrato de diversos referenciais utilizados para diagnosticar o que é ou o que não é mercantil.A especialização do Direito Comercial percorreu caminhos difíceis, marcados por disputadas lutas entre juristas em diferentes épocas e em diversos países. Desenvolve-se no terreno social, num ambiente histórico em relação ao grau de civilização, aos usos e costumes, à organização politica dos Estados. É bem possível então que em meio a regras de outros ramos do direito, especialmente, do direitocivil, contassem os povos da antiguidade com normas de direito comercial, mas é na Idade Média que o direito comercial aparece e se reafirma como direito autônomo. As primeiras manifestações jurídicas se aproximavam, ou mesmo se confundiam, com o Direito Administrativo e com o Direito Civil.
Na opinião de Rubens Requião, o Direito Comercial, sobretudo em relação ao direito brasileiro,diferentemente do posicionamento de vários juristas estrangeiros, ‘tem um âmbito preciso e definido, que se identifica modernamente como direito das empresas mercantis’. Define também o Prof. Arnoldo Wald: Se, no direito comercial, as ideias básicas consistem na superior conciliação entre a celeridade dos negócios e as garantias do crédito, entre o formalismo e o automatismo das operações, entre a liberdadecontratual e a segurança jurídica, o direito econômico visa dar a vida do país um aspecto ao mesmo tempo dinâmico e disciplinado. Costuma-se estudar a historia do Direito Comercial, dividindo-a em três épocas: Antiguidade, Idade Média e Tempos Modernos.
* História do Direito Comercial Brasileiro, Encurralada pelas tropas de Napoleão Bonaparte, a família imperial portuguesa refugiou-se nacolônia Brasileira, o que fez com que as relações jurídicas comerciais próprias da colônia evoluíssem iniciando-se a composição de um direito mais de natureza e finalidade econômica do que uma monarquia, sendo criada, em 1808, a chamada “Lei de Abertura dos Portos”, o que levou à abertura do comércio aos povos, comércio esse que, até então, era restrito a uma politica monopolista da metrópole....
tracking img