Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão de Estoques Intermediários
A Rápido Gráfica não tem custo com armazenamento, pois trabalha com o sistema de pronta entrega.
O estoque varia de acordo com os materiais utilizados, alguns produtos são comprados em grande quantidade por saírem mais, mas na maioria dos produtos são de acordo com o pedido do cliente, pois o material gráfico é muito variado sendo assim impossível manter umestoque. Estoque apenas de material básico, exemplo: papel, tinta, camiseta.
Processo de Pedido: após o cliente efetuar o pedido, é feito a lista de material para a compra, verificação em estoque, orçamento do material, analise no tamanho do serviço para “prever” a data de entrega (pronta entrega ou agendamento de termino do serviço), liberação do financeiro e finalmente a compra do material parao inicio da produção. Procuramos através de este estudo identificar os principais materias disponíveis para a administração de estoque nos processos de manufatura.
Fica a ser exibida uma revisão conceitual sobre os temas: administração da produção, logística, desperdícios na produção e gestão de estoques intermediários.
As empresas vivendo num mundo globalizado tendem a serem maiscompetitivas, ou seja, buscando melhores qualidades para uma inserção estável e permanente no mercado.
Segundo Corrêa e Gianesi (1996), os Sistemas de Administração da Produção (SAP) são os corações dos processos produtivos. Eles têm o objetivo básico de planejar e controlar o processo de manufatura em todos seus níveis.
É por meio do sistema que a organização garante que suas decisões de trabalho sobreo que, quando, e com o que criar e comprar sejam adequados às necessidades estratégicas.
Segundo Corrêa e Gianesi definem algumas atividades administrativas típicas que devem ser suportadas pelos SAP:
· Planejar as necessidades futuras de capacidade;
· Planejar os materiais comprados;
· Planejar níveis apropriados de estoques;
· Programar atividades de produção;
· Ser capaz de reagireficazmente;
· Prover informações a outras funções;
· Ser capaz de prometer prazos.



Desperdícios na Produção

As empresas deve controlar a eliminação de desperdícios com prioridades, para tanto é necessário que ao mau uso dos métodos de produção.
Robles Jr. Afirma que “a eliminação dos desperdícios está intimamente associada à questão de qualidade (...)”.
Foram identificados 07 (sete)tipos de desperdícios, são aplicáveis em vários tipos de operações – tanto em serviços como em manufatura: superprodução, tempo, de espera, transporte, processo, movimentação, produtos defeituosos e estoque.

· Superprodução
· Tempo de Espera
· Transporte
· Processo
· Movimentação
· Produtos Defeituosos
· Estoque

Os desperdícios de produção quando não fiscalisados ou mal analisados podemvir a gerar dados quantitativos e qualitativos diferentes, induzindir a tomada de decisão pesada quanto ao estoque.


Logística

Segundo Christopher (1999) define logística como um processo de gerenciar estrategicamente a adquirir, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing, demodo que pode maximizar os lucros futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo.
Podemos dividir a logística em três macros processos: logística de suprimento, logística de planta e logística de distribuição.
A gerência de estoques tem reflexos diretos na eficiência operacional e financeiros da empresa, usando os seguintes indicadores: Giro de Estoque, Prazo Médio de estoque e LoteEconômico de Compra.
E eles variam em função da indústria, da complexidade de produtos, do comportamento do mercado e da Gestão de Estoque da empresa.
Segundo Slack, Chambers e Johnston (2002), estoque é definido como a acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de transformação.
Há quatro tipos de estoque: o estoque de proteção, estoque de ciclo, estoque de antecipação e...
tracking img