Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Logística Reversa no Setor de Laticínios Visando Sustentabilidade

Fernanda Cardoso Henrique (fernandachenrique@ig.com.br)
Rubens Guedes Marques (rubens_guedes@hotmail.com)
Profa. Viviane Szabo (viviane.szabo@uninove.br)

RESUMO:
Logística reversa é um assunto em evidencia principalmente por estar diretamente atrelado a sustentabilidade preocupação latente no meio corporativo e social.Sendo assim esta pesquisa visa contribuir para compreensão dos benefícios que o emprego da mesma podem trazer explorado, esta pesquisa visa contribuir com a disseminação de conhecimento sobre o assunto em questão dentro das empresas do setor de laticínios buscando entender como forma de obtenção de vantagem competitiva

PALAVRAS-CHAVE:
Desenvolvimento sustentável, Competitividade e Logísticareversa.

ABSTRACT:
Tradução do resumo em inglês

KEYWORDS:
Sustainable development, competitiveness adnd Reverse Logistcs.

INTRODUÇÃO
Segundo EGOSHI (2009, p.124) “ desenvolvimento sustentável é aquele desenvolvimento econômico-social que tanto satisfaz necessidades presentes da humanidade quanto suas presumíveis necessidades futuras”. No mercado cada vez mais competitivo o uso dasustentabilidade torna-se imprescindível para pequenas e grandes empresas que se vem pressionadas por seus consumidores cada vez mais exigentes e as leis ambientais criadas pelo governo que responsabilizam o produtor do recolhimento e descarte adequado do produto inutilizável como por exemplo: baterias de carros e celulares. (LEITE, 2002)
Na busca de passar uma imagem de empresaecologicamente correta, o setor de marketing das organizações estão investindo pesado em propaganda no intuito de fortalecer a imagem corporativa junto aos consumidores utilizando-se da logística reversa como um diferencial competitivo. (LACERDA, 2002)
Este cenário contribuiu para que grande parte do setor empresarial desse atenção para as atividades da cadeia produtiva reversa que vai do consumidorao produtor, porem para alcançar sucesso com o emprego desses processos dentro das organizações se faz necessário obter eficiência no gerenciamento da cadeia de suprimentos. O conceito de logística reversa e descrito por Lacerda (2006, p. 477) como um “[...] processo de planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, estoque em processamento e produtos acabados do ponto doconsumo até o ponto de origem, como o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado”.
Neste contexto vale questionar se é possível a utilização da logística reversa como um meio de obtenção de sustentabilidade para aumento de vantagem competitiva no setor de laticínios?
Este trabalho objetiva compreender a importância da logística reversa como ferramenta para aumentar avantagem competitiva, através de uma política sustentável. Busca-se explicar a sustentabilidade, conceituar logística reversa, descrever o setor de laticínios e explicar as complexidades encontradas nos canais de distribuição de pós-consumo, pós-venda e o motivo de não se fazer um marketing ambiental em cima desse processo.
O método utilizado será o indutivo, “[...] parte de dadosparticulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas”. (MARCONI E LAKATOS, 2003, p. 86)
O tipo de pesquisa empregado será qualitativa, de base bibliográfica e quantitativa com base em dados e fatos de uma empresa do setor de laticínios onde faremos uma entrevista com um dos diretores da organização.

REVISÃO DA LITERATURA
Alogística tem tido um papel importante na atualidade, mas para entender seus conceitos e sua aplicabilidade estratégica de forma eficiente dentro das organizações se faz necessário analisarmos o passado sob uma perspectiva histórica.
Antes dos anos 50 não existia nenhuma definição de logística, os processos desenvolvidos nas empresas eram executados de forma puramente funcional. A partir da...
tracking img