Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GUIA DE ESTUDO

Planejamento e Estratégia

O que é planejamento?
Peter Drucker disse que a finalidade do processo de planejamento é enfrentar a incerteza do futuro. Mas apenas uma parte do futuro é incerta e desconhecida, a outra parte é conhecida e previsível. Os dois tipos de situação exigem preparação, ou a empresa não vai ter equilíbriopara desenvolver.
Planejar consiste em tomar três tipos de decisões:
• Definir o objetivo (ou objetivos) – qual situação deverá ser alcançada.
• Definir um ou mais cursos de ação – caminhos para atingir o objetivo
• Definir meios de execução – previsão dos recursos necessários para realizar o objetivo.

O que é estratégia?
Para Djalma Rebouças (2005), estratégia é o caminho, maneira ou açãoformulada e adequada para alcançar, preferencialmente, de maneira diferenciada, os objetivos, desafios e metas estabelecidas, no melhor posicionamento da empresa perante seu ambiente. Para Amarú (2006), estratégia define a direção da empresa e a forma de competir com outras empresas.
O que é planejamento estratégico?
É o processo de tomar decisões sobre a estratégia da empresa. Quando oempreendedor decide iniciar um negócio, a partir de uma idéia de produto/serviço, já está fazendo planejamento estratégico. Por certo, a base do processo de planejamento estratégico é a escolha de um negócio - um produto ou serviço destinado a um mercado ou cliente.

Como fazer o Planejamento Estratégico do Negócio do seu Plano de Negócios
O planejamento estratégico do Negócio pode ser dividido emetapas, conforme mostra a figura 1 abaixo.

A partir da missão e visão da empresa pode-se estabelecer ações que serão implementadas, analisadas e acompanhadas visando atingir os objetivos e metas estipuladas. Para isso, elabora-se uma estratégia corporativa. O plano de negócios de uma empresa deve contemplar de forma objetiva essa formulação estratégica da empresa. A seguir, será mostrado comose elabora um plano estratégico completo da empresa, de acordo com os conceitos aqui mencionados e de que forma cada etapa deve ser explicitada no plano de negócios.
Análise Setorial - Análise do Ambiente Externo (macro ambiente, onde a empresa está situada) e Ambiente Interno (microambiente, setor onde a empresa compete com seus produtos)

Ambiente Externo -Oportunidades e Ameaças(incontroláveis)
Uma vez declarada a missão da empresa, seus executivos devem conhecer as partes do ambiente que precisam monitorar para atingir seus objetivos.
O ambiente externo corresponde ao macroambiente em que a empresa está localizada e o microambiente setorial (setor) em que ela opera, ou compete com seus produtos.
Em geral a empresa precisa monitorar as forças macroambientais (demográficas,econômicas, tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais) e os fatores microambientais importantes (consumidores, concorrentes, canais de distribuição, fornecedores) que afetam sua habilidade de obter lucro. A empresa deve estar preparada para rastrear tendências e desenvolvimentos importantes. Para cada tendência ou desenvolvimento, a administração precisa identificar as oportunidades e ameaçasassociadas.
Oportunidades: Um importante propósito da análise ambiental é identificar novas oportunidades de mercado.
As oportunidades podem ser classificadas de acordo com a atratividade e a probabilidade de sucesso. A probabilidade de sucesso da empresa não depende apenas da força de seu negócio, das exigências básicas para ser bem-sucedido em seu mercado alvo, mas também das suascompetências para superar seus concorrentes. A mera competência não constitui uma vantagem competitiva. A empresa de melhor desempenho será aquela que pode gerar o maior valor para o consumidor e sustentá-lo ao longo do tempo.
Na matriz de oportunidades mostrada na figura 2.a, as melhores oportunidades de marketing enfrentadas pela empresas de iluminação de estúdios de televisão estão listadas na...
tracking img