Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Coyle (1992) definiu a missão da logística como: “garantir a disponibilidade do produto certo, na quantidade certa, nas condições certas, no local certo, no tempo certo, para o cliente certo, e a um custo certo”. Já Bowerssox define a missão de logística de maneira sucinta como sendo o balanceamento das expectativas em relação ao serviço e dos custos, de tal maneira que os objetivos do negóciosejam alcançados. Pode-se afirmar que, um dos objetivos da logística é aumentar o grau de satisfação do cliente e, para atingir essa meta, é necessário aplicá-la às áreas funcionais e em campos de atividades:
* Função de projetos e tecnologias: unificação dos componentes; projeto orientado à facilidade de manutenção; sincronização da vida útil dos componentes de montagem; projeto de produtosfacilmente transportáveis; modularização da embalagem; projeto orientado à segurança, com economia dos componentes de matérias-primas, recuperação e reutilização das mesmas;
* Função de abastecimento de materiais e componentes: abastecimento sincronizado com a produção; com um Lead Time(tempo de controle da produção) breve; abastecimento de materiais e componentes de qualidade elevada;abastecimento a custos limitados; respondendo com flexibilidade às variações da produção;
* Função de produção: permitir a manutenção de uma excelente qualidade; comprimir o estoque e o que existe na produção;
* Função de distribuição física: breve Lead Time entre o recebimento dos pedidos e a expedição; distribuição física com expedições sem erros, respeitando os tempos de entrega desejados pelosclientes, custos reduzidos, em condições de responder aos picos da demanda;
* Função de marketing e de venda: reorganização dos canais distributivos até os clientes; modalidades dos empenhos de distribuição física entre os encarregados das vendas, modalidades relativas aos serviços de entregas, ideais do after service (após a oferta do serviço), exposições e amostra dos produtos nas lojas.

Éo tempo entre o pedido e a entrega real do material no estoque.
Esse conceito é utilizado para identificar o tempo que será necessário para repor um produto no estoque.
Para a reposição de um estoque é preciso levar em consideração: a quantidade mínima para iniciar a reposição do material, quanto tempo será necessário para efetuar a compra e quanto tempo o fornecedor demora para fabricar eentregar o material.
Tipos de Lead Time
Engineer-to-Order – Significa que as especificações do cliente requerem um projeto de engenharia único ou uma personalização/customização significativa. Em geral, o cliente é altamente envolvido no projeto do produto. O estoque de materiais normalmente não será adquirido até que a produção necessite dele. O lead time de entrega é longo porque inclui não apenaso lead time de compra, mas também o de projeto.
Make-to-Order – Significa que o fabricante não começa a fabricar o produto até que a encomenda do cliente seja recebida. O produto final é normalmente feito com itens padronizados, mas pode incluir também componentes feitos sob medida. O lead time de entrega é reduzido porque se requer pouco tempo de projeto e o estoque é tratado comomatéria-prima.
Assemble-to-Order – Significa que o produto é feito com componentes padronizados que o fabricante pode estocar e montar de acordo com a encomenda do cliente. O lead time de entrega é, ainda, mais reduzido porque o tempo de projeto não é necessário e o estoque de materiais está pronto para a montagem. O envolvimento do cliente no projeto é limitado à seleção do conjunto de componentesnecessários.
Make-to-Stock – Significa que o fornecedor produz os bens e os vende com base em um estoque de produtos acabados. O lead time de entrega é o menor de todos. O cliente possui pequeno envolvimento direto no projeto do produto.

Referências Bibliográficas
ARNOLD, J. R. Tony. Administração de Materiais. São Paulo: Atlas, 1999.
PAOLESCHI,Bruno. Logística industrial integrada. São Paulo:...
tracking img