Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 164 (40956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Juan Carlos Claros Garcia

ECODESIGN:
ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE MÓVEIS DE ESCRITÓRIO

Belo Horizonte Escola de Engenharia da UFMG 2007

Juan Carlos Claros Garcia

ECODESIGN:
ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE MÓVEIS DE ESCRITÓRIO

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção dotítulo de Mestre em Engenharia de Produção Área de concentração: Dinâmica dos Sistemas de Produção Linha de pesquisa: Gestão pela Qualidade e Desenvolvimento do Produto Orientador: Prof. Eduardo Romeiro Filho

Belo Horizonte Escola de Engenharia da UFMG 2007

À Alessandra, minha esposa, cujo amor e afeto incondicionais foram essenciais para a conclusão deste trabalho. Aos meus pais, Lita eEliseo, que, apesar da distância, sempre estiveram presentes durante a elaboração desta dissertação.

AGRADECIMENTOS
À minha família, pelo afeto e apoio constantes durante a realização do mestrado. À CAPES, pelo apoio financeiro outorgado. À UFMG, e seus funcionários, pela concessão da oportunidade de realizar o Mestrado em Engenharia de Produção e pela disposição das suas instalações einfra-estrutura durante o curso. Ao Prof. Eduardo Romeiro Filho, que sempre se dispôs a colaborar, orientar e esclarecer dúvidas desde nosso primeiro contato à distância. À Prof. Marta Afonso Freitas, pela confiança, apoio e orientações iniciais. À Arq. Gláucia Branco, pela sua disposição, compreensão, tempo e apoio concedidos durante a elaboração do estudo de caso. Aos funcionários da OFFICEBRASIL, quese dispuseram a responder perguntas e questionários, e pelo tempo concedido. Acima de tudo agradeço a Deus, que me concedeu a fé e me deu as forças necessárias para continuar na caminhada.

A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própriacriação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. ROMANOS 8.19-22.

RESUMO
Pesquisa que reúne conceitos e ferramentas de ecodesign tais como parâmetros ambientais do produto, avaliação do impacto ambiental, listas de checagem, técnicas de design para X, estratégias deecodesign e outros, tendo em vista a elaboração de um método de ecodesign aplicável ao projeto de móveis para escritório. Assim mesmo, são discutidas características ambientais da relação entre os requerimentos de mobiliário nos escritórios e o design de móveis, objetivando a procura por oportunidades de intervenção do ecodesign. Realizou-se um estudo de caso em uma empresa fabricante de móveis deescritório de porte médio, onde foram analisados seus processos produtivos, características, práticas de projeto, produtos representativos, relações com clientes e fornecedores e outros, na procura de subsídios para a elaboração do método de ecodesign. Paralelamente à elaboração do método, foi realizada a avaliação do impacto ambiental de um sistema de estações de trabalho fabricado pela empresapesquisada, assim mesmo, parâmetros de ecodesign presentes na literatura foram confrontados com o produto analisado. Foram pesquisadas também estratégias de ecodesign específicas para móveis, entre as quais foram encontradas algumas estratégias para móveis de escritório. Para a elaboração do método, essas estratégias foram classificadas de acordo com os parâmetros de ecodesign. Os resultados indicamque a implementação de ecodesign em empresas fabricantes de móveis de escritório de porte médio é mais viável a partir da introdução de técnicas de melhoramento e re-design dos produtos, aspectos que recaem dentro das possibilidades de intervenção por parte do designer. Por outro lado, foi observado que avanços na tecnologia da informação e mudanças na organização do trabalho nos escritórios...
tracking img