Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LOGISTICA, ESTOQUE E TRANSPORTE

APRESENTAÇÃO

Escolhemos a empresa Nextel Telecomunicações Ltda. prestadora de serviços de comunicação via rádio “tecnologia iden”, no segmento de telecomunicações para o estudo, desenvolvimento e conclusão deste trabalho.
A Nextel está presente na América do Sul, América Central e América do Norte, entretanto suas operações são independentes.
Tomamos paraanálise e desenvolvimento do trabalho, a operação brasileira. Com cobertura em quase toda a extensão nacional (Recife, Fortaleza, Salvador, Vitória, estado do Rio de Janeiro, estado de Minas, região Centro-Oeste, estado de S. Paulo e região sul do país), concentra escritórios comerciais nas principais cidades brasileiras e centros de distribuição em S. Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.LOGÍSTICA NEXTEL

A Nextel conta com três operadoras logísticas para cobrir sua operação nacional, a Andreoni, a Rapidão Cometa e a Elemar. O responsável por toda a logística é o gerente de operações Cyro Lacerda. A área de logística da empresa conta com aproximadamente 10 colaboradores diretos e mais de 30 indiretos (colaboradores das empresas contratadas), desconsiderando todo o efetivo detransportes.
As atividades primárias resumem-se ao controle de saída dos aparelhos, gerenciamento de estoque de equipamentos por modelo, coordenação da distribuição de equipamentos por CD´s, prazos de compras e entrega.
A área de operações, responsável pela logística, é gerida pelo gerente de operações que responde diretamente ao VP de Operações (que neste caso, também é VP da área comercial). Aárea está em constante comunicação com as demais áreas da companhia, porém é diretamente ligada à área comercial - vendas (neste caso, a produção) por sistemas e contínuas reuniões e ao marketing, para construção de campanhas e incentivo de venda de equipamentos de acordo com a sazonalidade e contratos com os fornecedores de equipamentos.
Toda a operação de vendas é informatizada, a área delogística tem acesso às informações em tempo real, ou seja, o gerenciamento de estoque é atualizado em tempo real de acordo com as vendas. Possibilitando uma previsão de estoque com o menor risco de erro possível, a participação do estoque no custo total da empresa não foi dito. E como a rotatividade de equipamentos/ acessórios é muito grande, o abastecimento é contínuo, são cerca de 200 mil unidadesao mês para dar cobertura às vendas, assistência e substituição.

A classificação é feita primeiramente por fornecedores, depois por modelo de aparelhos e em seguida por acessórios.
Todo o controle é gerenciado por vários sistemas integrados inclusive por sistemas das empresas terceirizadas, onde é possível o acesso online 24 horas, (ex: Wharehouse Management System).
A armazenagem é divididaem 04 macros centros de distribuição, uma em Recife, uma no Rio de Janeiro, uma em S. Paulo e outra em Porto Alegre, cada qual dá cobertura para suas regiões, no Rio e em S. Paulo existem micro CD´s, são centros menores que capilarizam territórios, diminuindo o fluxo para a operação da entrega.
As remessas de compras dos equipamentos chegam aos centros, passam por uma conferência e sãodistribuídos para a armazenagem. Este processo de conferência é semi manual, os leitores ópticos alimentam o sistema de estoques com as entradas e os aparelhos são distribuídos para armazenagem de acordo com modelos, em caixas individuais em prateleiras, porém poucas unidades empilhadas, pela fragilidade do produto e facilidade na manipulação.
No caso da Nextel, são praticados os dois tipos inventários: ogeral, que ocorre oficialmente 1 vez ao ano, e no decorrer do ano,existem conferências extra oficiais periódicas, como um inventário rotativo, para checagem de dados do sistema com estoque físico.
Embora o departamento de compras seja centralizado para toda a companhia, ou seja, um departamento único em S. Paulo cuida do abastecimento de todos os escritórios e lojas da Nextel, desde o...
tracking img