Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
A integração de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentável.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2008

FATORES ESSENCIAIS PARA IMPLANTAÇÃO DA LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS REUTILIZÁVEIS: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS.
Vinícius Carvalho Maravieski (UTFPR) vinicius.maravieski@hotmail.com EdilmaLechmann Maravieski (UTFPR) edilmalechmann@yahoo.com.br Luis Mauricio Resende (UTFPR) mauricio@pg.cefetpr.br Kazuo Hatakeyama (UTFPR) khatakeyama@uol.com.br

Esta pesquisa visa identificar a relativa importância dos fatores essenciais para implantação da logística reversa de embalagens reutilizáveis na indústria de alimentos, considerando o grau elevado de competitividade nesse segmento asempreesas têm se voltado a oportunidades até então não exploradas para adição de competitividade. O estudo foi realizado em uma indústria de grande porte no estado do Paraná, onde se identificou pontos críticos que devem ser considerados frente à implantação do programa de logística reversa. O método utilizado para a pesquisa foi o estudo de caso indutivo, bem como uma revisão da literatura pertinente àárea. Palavras-chaves: Palavras-chave: Logística Reversa, pós-consumo, competitividade.

XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
A integração de cadeias produtivas com a abordagem da manufatura sustentável.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 13 a 16 de outubro de 2008

1 Introdução A busca constante da inovação frente à identificação de novas estratégias para fidelizar o cliente aoproduto e à marca, exerce continuamente uma pressão sobre os gestores no que diz respeito à redução dos custos sobre os processos produtivos. Entretanto muitas companhias identificam oportunidades que são comuns a todos. Agregar valor também significa inovar e ao mesmo tempo buscar novas alternativas diferenciais ao tradicionalismo, ao óbvio. Uma nova área da logística empresarial, a logística reversa,desde que adequadamente implantada, é fonte potencial para redução dos custos, em relação à aquisição de embalagens, caixas e paletes novos. Isso está associado ao retorno desses bens de pós-consumo na forma original para reintegração ao processo produtivo o que se torna um diferencial competitivo na tentativa de fidelizar seus clientes. Desta forma o gerenciamento pela logística reversa tematualmente adquirido espaço tanto a nível acadêmico quanto a nível empresarial. Considerando as companhias que estão inseridas no segmento de alimentos a preocupação com a redução das perdas é fator importante para sobrevivência, devido à grande demanda de distribuição de alimentos industrializados acondicionados em paletes de madeira os quais pertencem a essas companhias. Contudo o retorno dessesativos não é proporcional ao volume enviado aos clientes, ocasionando perdas e significativo aumento dos custos com aquisição de paletes de madeira novos. O objetivo deste trabalho é o aprofundamento em relação ao enfoque dado ao planejamento do processo de gestão de logística reversa de pós-consumo na indústria de alimentos. 2 A logística reversa nas organizações Em âmbito geral, a logística reversapode ser dividida em duas grandes áreas logística reversa de pós-venda e pós-consumo. A logística reversa de pós-venda constitui-se basicamente por aqueles produtos que são devolvidos por razões comerciais, erros em processamento de pedidos, avarias no transporte dentre outros. A logística reversa de pós-consumo caracteriza-se por aqueles produtos que de um modo geral são descartados pelasociedade, e que acabam retornando para o seu ciclo produtivo, através dos diversos canais logísticos. Desta forma, são produtos considerados em fim de vida útil ou usados, mas que novamente possam novamente ser reutilizados.

Figura 1: podem-se visualizar esses dois processos de logística reversa, pós-venda e pós-consumo.

2

XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
A integração de...
tracking img