Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PLANO DE NEGÓCIOS


O CONCEITO

Segundo José Carlos Assis Dornelas, o Plano de Negócios é um instrumento de orientação e consulta que permite o acompanhamento do desempenho da empresa atravésda análise dos itens que, agrupados, apresentam metas a serem atingidas, estratégias estabelecidas e rumos a serem tomados para obtenção de resultados positivos.

Em qualquer Plano de Negócios,existem três perguntas fundamentais que podem definir o sucesso ou o fracasso do empreendimento. Se o candidato a empreendedor tiver respostas bem definidas, a missão será um pouco mais fácil:

▪ Emque negócio você está? SEGMENTO
▪ O que você realmente vende? PRODUTOS OU SERVIÇOS
▪ Qual é o seu público-alvo? CLIENTES

Existem diversas metodologias para elaboração de um Plano deNegócios, porém a maioria se equivale, salvo um ou outro item que merece maior ou menor destaque de acordo com o segmento de negócio a ser escolhido. Particularmente, gosto de utilizar a metodologiaproposta por Dornelas, cujo sumário tomei a liberdade de transcrever logo abaixo.

POR QUÊ ESCREVER UM PLANO DE NEGÓCIOS?

Basicamente para atingir os seguintes objetivos:

▪ Entender eestabelecer diretrizes para o seu negócio;
▪ Gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas;
▪ Monitorar o ambiente da empresa e tomar ações corretivas quando necessário;▪ Conseguir recursos financeiros junto a bancos, governos, investidores, capitalistas de risco etc.
▪ Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo para a empresa;
▪Estabelecer uma linha de comunicação interna eficaz na empresa e convencer o público externo: fornecedores, parceiros, clientes, bancos, investidores, associações etc.

Apesar da dica, a elaboraçãodo Plano de Negócios não é tão simples. É necessário fazer muita pesquisa, foco no cliente e, principalmente, paixão pelo que se faz. O restante se traduz em números que dependerão essencialmente...
tracking img