Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FRAN CHRISTY

Os Segredos da MOTIVAÇÃO

Coleção Sonhos Estratégicos ™ www.sonhosestrategicos.com

INTRODUÇÃO
Em torno de 70% das pessoas que me procuram estão em busca de uma solução para o “problema da motivação”. Sejam indivíduos que se sentem desmotivados na vida pessoal e/ou profissional ou gestores que buscam uma forma de motivar os funcionários. Em ambos os casos, as pessoas estãoem busca de soluções rápidas, como se houvesse um “segredo” em posse de consultores e estudiosos do comportamento humano que uma vez descoberto, resolveria todos os problemas relacionados à motivação. Eu e minha equipe recebemos dezenas de emails todos os dias com perguntas do tipo: “O que eu faço para me sentir mais motivado?”; “Como eu posso motivar os meus funcionários?” A resposta não é comouma fórmula que uma vez aplicada, resolve o problema. Somos seres humanos, não máquinas. Funcionários são pessoas reais, não recursos. É possível que exista sim um “segredo” com relação à motivação nas mãos dos consultores. Pelo menos do ponto de vista de que a grande maioria das pessoas desconhece o que realmente é motivação e como ocorre o processo de motivação tanto pessoal quanto profissional.Descortinado este mistério, fica nas mãos de cada um utilizar “o segredo” da melhor forma possível. Saber como algo funciona não quer dizer nada. Colocar em prática exige algo mais do que o simples conhecimento. Este pequeno manual de motivação foi escrito para revelar este “segredo” a você. O que você fará com ele é opção sua! Começaremos colocando por terra os mitos relacionados ao tema. Amotivação é um dos temas mais mal compreendidos e explorados de forma ingênua e irresponsável na literatura, principalmente no que há disponível na internet. A rede possibilitou que milhões de pessoas com os mais variados níveis de conhecimento tivessem a oportunidade de escrever e publicar blogs e artigos posando de especialistas no assunto ou simplesmente dando uma mera opinião.

Fran Christy
Emseguida, vamos acompanhar brevemente a evolução do estudo da motivação. Isto poderá ajudá-lo principalmente se você estiver fazendo um trabalho acadêmico sobre o assunto e também para que você compreenda os mitos e falsas interpretações que já viraram senso comum sobre o assunto. No terceiro capítulo, você saberá o que é de fato motivação e como ocorre o processo de motivação pessoal. Em seguida,abordaremos a questão da motivação em empresas, respondendo a questões como “como motivar funcionários?”, “palestras motivacionais realmente funcionam?” ou “como manter um ambiente motivador em toda a empresa?” Leia este manual, distribua livremente, imprima, mande por email, utilize estas idéias em seus trabalhos acadêmicos, apresentações e principalmente aplique-as em sua vida! Apreciaremos muitose você nos enviar sua opinião, pergunta ou sugestão. Estamos sempre trabalhando para melhorar as soluções que oferecemos a você!

Sonhos Estratégicos™ - www.sonhosestratégicos.com

3

Fran Christy
1. OS MITOS DA MOTIVAÇÃO

Não são poucos os temas cujo o senso comum tornou-se tão arraigado à cultura que poucas pessoas questionam-se sobre sua validade. A motivação é um deles. Frasesbonitinhas e palestras empoladas eclipsaram a ciência e transformaram as soluções para os problemas motivacionais em band-aids, somente mascarando os sintomas de problemas muito mais profundos e sérios. Neste capítulo falaremos de alguns destes mitos.

1.1 Faça o que gosta e você se sentirá motivado Esse é um dos mitos mais comuns. Nas minhas buscas pela internet para saber o que havia de materialdisponível sobre o assunto, encontrei muito essa “dica”. Eis o que está errado com ela: Como veremos adiante a motivação está relacionada com objetivos futuros – é o motor que o move em direção do que você deseja. Pessoas bem-sucedidas, que atingiram e continuam buscando objetivos, fazem o que for preciso para chegarem onde desejam. Isto significa, muitas vezes, fazer o que não se gosta! Foi...
tracking img