Logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O Plano de Negócio é necessário em quais situações?
Planos de negócio são necessários nas mais diversas situações: seja para ampliar uma linha de montagem, verificar a viabilidade de se atender um novo mercado, seja para averiguar a viabilidade de um novo negócio, entre tantas outras exigências que o demandem.

2. No caso de um empreendedor, como surgem as oportunidades de negócios?
Surgemmuitas vezes por meio da dualidade “comportamento previsto X práticas observadas”.

3. Como Akio Morita pensou em produzir o walkman? Qual era o comportamento previsto?
O comportamento normal “esperado” era ouvir-se rádio em casa, no carro ou em algum ambiente “próprio” para tal. Entretanto, era possível observar-se vários jovens carregando seu rádio portátil, colado ao ouvido, para satisfazera necessidade de ouvir o rádio. Da possível percepção de uma necessidade não convenientemente atendida ao desenvolvimento do novo produto, o desafio foi adequar o produto à necessidade, valendo-se dos recursos tecnológicos permitidos à época. Esse exemplo mostra como oportunidades de negócio nascem a partir de necessidades compreendidas.

4. Quais os principais motivos identificados pelo Sebraepara a grande mortalidade das empresas?
Falta de experiência no ramo; Pouco tempo dedicado ao estudo da viabilidade do negócio; Falta de planejamento antes da abertura; Descuidos na administração do negócio, principalmente na gestão do fluxo de caixa; Dedicação parcial ao negócio; Falta de apoio externo na concepção e administração do negócio; Estrutura inadequada; Falta de clientes; Problemaslegais; Impostos / encargos elevados.

5. De modo geral, planos para novos negócios podem decorrer do que?
Podem decorrer de iniciativas de novos empreendedores que buscam independência profissional, ou de empreendedores experientes ou responsáveis por grupos empresariais que pretendem diversificar a carteira de negócios.


6. Quais são os tipos de problemas mais comuns para negóciosexistentes?
Os tipos de problemas mais comuns para negócios existentes podem estar associados à ampliação de aplicações de produtos e serviços, observação de demandas não atendidas / não percebidas, oportunidades de melhorias de processos operacionais, pressões por melhores margens, maiores necessidades de caixa ou observação de ineficiências recorrentes.

7. Do que decorre o diagnóstico ingênuo?
Odiagnóstico ingênuo decorre de interpretações da realidade baseadas em julgamentos pessoais ou relações de causa e efeito fictícios. Isto é, não apresenta legitimidade ou fundamento para qualquer decisão conseqüente.

8. Qual o desafio inicial de todo Plano de Negócio? E quais seus motivos?
O desafio inicial de todo Plano de Negócio é identificar com mais precisão os motivos que sugerem suaelaboração. Esses motivos podem ser entendidos como questionamentos que surgem diante do administrador, na busca de alternativas para investimentos, sejam decorrentes de perspectivas do mercado sejam de oportunidades de melhorias de diversas origens.

9. Como podem ser percebidas as sensações de segurança ou insegurança em um Plano de Reposicionamento?
As sensações de segurança ou insegurança podemser percebidas pela observação de fatos externos e/ou internos à empresa.

10. Quais os principais fatos externos a serem observados?
A entrada de novos concorrentes, restrições legais que venham afetar as atividades da empresa, queda de barreiras à importação de produtos similares, disponibilidade de novas matérias-primas que implicam a mudança de processos operacionais, mudança detendências, entre outros.

11. Os fatores internos podem ser decorrentes do que?
Podem ser decorrentes de políticas de compra e venda, processos produtivos, ineficiências operacionais identificados por meio do conhecimento de indicadores recorrentes, que estejam comprometendo ou venham a comprometer a saúde econômico-financeira da empresa.

12. O que significa racionalizar?
Racionalizar significa...
tracking img