Logistica sistema erp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE GRADUAÇÃO EM
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA

Sistemas ERP

Orientador: PROFº Giocondo

______________________________________
Nota

Limeira, Novembro 2010.

Participantes do grupo

Grasiano Rafael Lopes RA: 313821-6

Moacir Corrêa Junior RA: 313554-3

Paulo Renato Cardoso RA: 313424-5

Rogério Batista Ramires RA: 311875-4

Wagner Ap. dos Santos RA: 421403-0Turma EP8P43 8º semestre

Objetivos do trabalho

Nosso trabalho tem como objetivo principal apresentar informações para servir como base de conhecimento inicial para o entendimento das fases de planejamento e implementação de um Sistema de Gestão Integrado. Apresentar a evolução histórica dos sistemas até os dias atuais, abordando as vantagens e desvantagens de se adquirir um Sistema deGestão Integrado.
Fatores a serem observados para a tomada de decisão de se Implementar ou não um Sistema de Gestão, a metodologia usualmente utilizada para a realização desta Implementação. Os resultados esperados com esta nova filosofia de trabalho e principalmente a realização do gerenciamentos dos fatores de sucesso ou riscos ao qual o projeto deve permanecer exposto.
Nossa consideraçãofinal a adesão a este processo em função da bibliografia utilizada para este trabalho de pesquisa.

Resumo
A partir da segunda metade dos anos 90, a implantação dos sistemas integrados de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning – ERP) aparece como um dos principais focos de investimento relacionados à utilização de tecnologia de informação nas empresas de grande porte, que visavamobter vantagens competitivas por meio de redução de custo e diferenciação de produtos com a utilização destes sistemas.
A implantação dos sistemas ERP revelou-se mais do que um projeto de tecnologia, envolvendo mudanças estruturais e comportamentais, tornando-se um processo complexo e de alto risco para as organizações. Na literatura especializada sobre ERP, encontram-se muitos exemplos dasdificuldades deste tipo de projeto e de implantações que não atingiram os objetivos esperados, frustrando as expectativas das organizações contratantes. O presente trabalho descreve, primeiramente, a evolução dos sistemas até chegada ao ERP, fatores a serem observados para tomada de decisão para a implantação, metodologias de implantação, fatores críticos para o sucesso, resultados esperados apósimplantação. Ao final, apresentamos nossas considerações a esta ferramenta de gestão da informação.

SUMÁRIO

TERMO DE APROVAÇÃO .................1
EQUIPE 2
OBJETIVO DO TRABALHO 3
RESUMO 4
SUMÁRIO 5
CAPÍTULO 1 – EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO SISTEMA ERP 6/7
CAPÍTULO 2 – VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SISTEMA ERP 8/9CAPÍTULO 3 –TOMADAS DE DECISÃO PARA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA ERP 10/20
CAPÍTULO 4 – METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO 21/28
CAPÍTULO 5 – CONSIDERAÇÕES FINAIS 29/30
BIBLIOGRÁFIA 31



CAPÍTULO 1 – Evolução Histórica do Sistema ERP

Evolução
Para maximizar o entendimento dafilosofia dos sistemas de Gestão, é interessante voltar ao final da década de 50, quando os conceitos modernos de controle tecnológico e gestão corporativa tiveram seu início. É certo que a tecnologia vigente na época, baseada nos gigantescos computadores, nem de longe lembra a facilidade de uso dos computadores atuais. No entanto, nessas máquinas rodavam os primeiros sistemas de controle deestoques – atividade pioneira da interseção entre gestão e tecnologia.
No início da década de 70, com o advento da expansão econômica e a maior disseminação computacional geraram o avô dos ERPs, os MRPs (Material Requirement Planning). Eles surgiram já na forma de conjuntos de sistemas, também chamados de pacotes, que conversavam entre si e possibilitavam o planejamento do uso dos insumos e a...
tracking img