Logistica reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

 
 

PROJETO: LOGISTICA REVERSA
PARA O ÓLEO DE FRITURA

SÃO PAULO
2010

1. Objetivo

1.1       Coletar o óleo de fritura nas residências, bares, lanchonete e restaurantes;
1.2       Evitar a poluição ambiental e reduzir doenças;
1.3       Reciclar o óleo de frituras para produção de biodiesel;
1.4       Envolver os fabricantes de óleo de fritura para implementar a logísticareserva;

2. Situação Atual

Os fabricantes de óleo de fritura atuam para suprir as necessidades da população, no entanto, nenhuma política foi desenvolvida até o momento para coletar este óleo e reciclar.
É notório a crescente poluição dos rios, lagoas e do solo com o descarte do óleo de fritura de forma inadequada.

3.   Saúde e Poluição

A Organização Mundial de Saúde- OMS afirmouque 25% das doenças contraídas pelo ser humano são decorrentes da poluição ambiental (Jornal o Globo de 16/06/2006).
Segundo a OMS, treze milhões de pessoas morrem por ano vítimas de enfermidades relacionadas aos problemas ambientais. Este mesmo estudo ainda mostra que grande parte dos riscos ambientais poderiam ser eliminados com uma política de esclarecimento a população para evitar acontaminação da água, do ar e do solo.
A tendência é um aumento acentuado nesta situação com a falta de medidas para conter a escalada da poluição ambiental nas atividades industriais e domesticas.
A falta de investimento na medicina preventiva e controle da poluição ambiental vem causando o agravamento das doenças, principalmente, em regiões pobres.
A poluição do ar, da água e dos alimentos geramsituações imprevisíveis e dificulta o controle e tratamento de várias doenças relacionadas a deficiência imunológica, problemas no sistema respiratório (infecções) e cardiovasculares, envelhecimento precoce, gastrite, diarréias e doenças degenerativas.
A situação é pior quando avaliada nas ocorrências em crianças e idosos e em regiões sem saneamento básico.
O óleo de cozinha utilizado em friturascontribui para a situação descrita acima. O óleo de fritura depois de utilizado pode causar poluição ambiental quando descartado de forma inadequada e contribui para causar danos à Saúde quando ingerido em excesso ou oxidado (usado repetidas vezes na fritura).

4.   Poluição Ambiental

O óleo vegetal e a gordura animal são triglicerídeos, portanto, são substâncias que sofrem mudanças quandosubmetidas ao aquecimento repetidas vezes.
Observa-se ainda que o óleo e a gordura usados em frituras são insolúveis, ou seja, não se misturam com a água. Assim, quando entra em contato com a água forma uma camada na parte superior (sobrenadante).
Quando o óleo ou gordura usados na fritura são despejados no ralo da pia ou descartado de forma inadequada, o resultado é desastroso para o meio ambiente. Osdanos vão do entupimento das tubulações na própria casa da pessoa até o entupimento das galerias e das redes de esgoto. O dano ambiental é gerado quando o óleo ou a gordura de fritura chega até os córregos, rios, lagoas, etc.
A evidência desta poluição pode ser verificada pela ação do óleo de fritura na água e no solo.
Primeiro forma uma camada sobre a água e aglomera todo tipo de entulho elixo descartado no rio. Depois esta camada dificulta a passagem da luz e evita a oxigenação e evaporação da água.
A conseqüência imediata é a morte da vida no rio (peixe, plantas, etc) por falta de oxigênio na água. Posterior causa doenças as populações vizinhas pela proliferação de bactérias e outros microorganismos.
Quando o óleo ou gordura usados na fritura são despejados diretamente no solo, oresultado é a impermeabilização da terra e, assim, dificulta a passagem da água pela infiltração, causando também morte de pequenos seres vivos e a ocorrência de enchentes. Posterior causa doenças as populações vizinhas pela transferências de bactérias e outros microorganismo ao ser humano.

5. Processo de Fritura

O óleo de fritura usado repetidas vezes em temperaturas elevadas, em...
tracking img