Logistica reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GUARATINGUETÁ










LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS:
Responsabilidade ambiental e uma abordagem econômica em uma empresa do Vale do Paraíba


Alex Fernando Valentim de Souza
Bruno Henrique Caetano Silva




Projeto de Trabalho de Graduação apresentado à Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá, para conclusão do Curso Superior deTecnologia em Logística































Guaratinguetá - SP
Ano 2012
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GUARATINGUETÁ











LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS:
Responsabilidade ambiental e uma abordagem econômica em uma empresa do Vale do Paraíba




Alex Fernando Valentim de Souza
Bruno Henrique Caetano Silva





Projeto de Trabalho de Graduação apresentado àFaculdade de Tecnologia de Guaratinguetá, para conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Logística.




Área de Concentração: Logística Empresarial
Ênfase: Logística
Linha de estudo: Logística Reversa















Guaratinguetá - SP
Ano 2012
ALEX FERNANDO VALENTIM DE SOUZA, BRUNO HENRIQUE CAETANOSILVA. Logística Reversa de pneus: responsabilidade ambiental e uma abordagem econômica em uma empresa do vale do Paraíba. Guaratinguetá, 2012. 13 páginas. Projeto de Trabalho de Graduação, Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá.

Resumo

O tema Logística Reversa é cada vez mais presente no dia-a-dia empresarial. Agora quando essa prática se torna obrigatória por lei, o desafio é torná-la maislucrativa possível. O que todas as empresas têm por objetivo é o lucro, seja em qualquer setor de atuação. Isso acontece no fluxo reverso de pneus, onde o fabricante tem a obrigação de recolher os pneus inservíveis. Os destinos para os pneus recolhidos no processo de Logística Reversa são os mais variados, constituindo desde o reaproveitamento do material dos pneus até utilização para fabricação deasfalto. O trabalho abordará as etapas de funcionamento deste ciclo, focando no correto descarte e possível reaproveitamento, e mostrará como a reciclagem dos materiais pode trazer retornos financeiros e de boa imagem como organização responsável perante a sociedade. Para demonstrar como ocorre o processo na prática, serão apresentados as atividades de uma empresa cujo principal produto é osmais variados tipos de pneus. A empresa situada na região do Vale do Paraíba realiza a prática de Logística Reversa, sabendo que nesta ela obtém lucros relevantes. Em tempos em que visibilidade das empresas se torna cada vez mais importante, ter o rótulo de “empresa ambientalmente responsável” é um diferencial para grande parte da sociedade. Unindo responsabilidade ambiental com lucros, aorganização será destaque no ramo de atuação.



Palavras-chave: Logística Reversa, pneus, responsabilidade ambiental, sociedade.




SUMÁRIO



RESUMO
INTRODUÇÃO 5
1 JUSTIFICATIVA 7
2 OBJETIVOS 8
3 REVISÃO DA LITERATURA 9
4 METODOLOGIA 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 12
CRONOGRAMA 13






INTRODUÇÃO


Com o emprego da logística tradicional como fonte importante de redução de custose otimização dos processos, a utilização da técnica dos fluxos reversos é uma das alternativas de dar o correto destino aos materiais e possibilitar possíveis retornos financeiros. Como a técnica é debate e se encontra em constante modificação apoiada no quesito ambiental e traz em sua essência o fator competitivo, a Logística Reversa vem merecendo atenção especial das organizações e dasociedade.

A Logística Reversa de pneus é obrigatória conforme Lei Federal nº 12.305/10. O grande desafio é: como tornar esta prática obrigatória em lei em uma atividade que traga algum retorno financeiro. Na tentativa de responder a questão, será realizado um estudo de em uma organização no Vale do Paraíba.

Logística Reversa

A logística reversa antes observada e praticada apenas como mais uma das...
tracking img