Logistica reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS CAMÕES
DIOLENE MELO OSSOVSKI
EDISON JOSÉ DOMINGUES
ELISANGELA MARIA GAIO
. JULIO CEZAR OLIVEIRA SILVA

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
. SUSTENTABILIDADE
. LOGISTICA REVERSA
.

Curitiba, março /2011

DIOLENE MELO OSSOVSKI
EDISON JOSÉ DOMINGUESELISANGELA MARIA GAIO
. JULIO CEZAR OLIVEIRA SILVA

.
.
.
.
.
.
. SUSTENTABILIDADE
. LOGISTICA REVERSA
.

CURITIBA
MARÇO/2011

1. PROBLEMA

Pensando num novo perfil do consumidor, e nas gerações futuras.
Quais asformas adequadas de descarte dos produtos e componentes eletrônicos, visando reduzir a degradação ambiental?

2.OBJETIVO GERAL

Identificar formas de retorno dos produtos já utilizados, dentro de uma política de processos que contribua para um desenvolvimento sustentável.
Priorizar a máxima eficácia no uso dos recursos naturais, incentivando uma nova cultura, facilitandoinformações, e construindo projetos eficazes na área de logística reversa.

3. OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Motivar o consumidor no descarte consciente
• Implantar iniciativas de coleta dos eletrônicos.
• Identificar e demonstrar os danos causados por uma má ação da população em relação ao meio ambiente.
• Minimizar os riscos ambientais causados pelo lixo eletrônico.4. HIPÓTESE

Visando formas adequadas de descarte de produtos, podemos iniciar com a utilização de medidas e regulamentos, buscando orientar e apoiar o tratamento adequado para o lixo eletrônico.
A logística de fluido de retorno, ou logística reversa, determina a eficiência, a execução e a recuperação de produtos, reintegrando aos ciclos produtivos de negócios.Parcerias com entidades como SEBRAE, Greenpeace e empresas que atuam nessa área expandindo e passando experiências no desenvolvimento das idéias, dando suporte aos que pretendem adequar-se no incentivo de coleta, e na logística reversa.
A implantação de meios viáveis e estratégias que mostrem um novo setor rentável, e com responsabilidade com a pós-vendas e pós-consumo, afim de que sejam seguidasas instruções de reaproveitamento e a revalorização ecológica, mostradas como exemplos reais ás novas gerações.
Uma nova cultura devera ser colocada em pratica de inicio imediato, empresas e consumidor com uma visão a médio e longo prazo de ações sustentáveis, buscando atender as quatro premissas: ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente aceitas.5. JUSTIFICATIVA

As gerações futuras e a crescente preocupação ecológica visam à conscientização e a viabilidade do descarte adequado dos lixos eletrônicos; dar um fim ideal gerando uma consciência ecológica do combate a degradação ambiental.
A preservação da natureza, mostrada através de ações e serviços favoráveis ao meio ambiente.
Os produtos se tornam obsoletosdentro de uma lógica comercial a cada dois anos; assim maquinas são trocadas, baterias de celulares, equipamentos de impressão e conexão, entre outros aparelhos eletrônicos.
O comprometimento da população e das empresas na logística reversa; o encontro de idéias que definem a economia e a sustentabilidade, através de estudos de como aplicar melhor os recursos financeiros, materiais ehumanos.
Ampliando os postos de coleta nacional, pois os resíduos eletrônicos representam 5% do lixo produzido pela humanidade.
Vários programas estão sendo desenvolvidos à adequação de um canal reverso de forma sistematizada.
No entanto a logística reversa deve ser vista como um novo recurso para a lucratividade. Na logística reversa os fluxos de retorno seguem um diagrama de...
tracking img