Logistica reversa e cadeia de suprimentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Unidade Curricular –
Cadeias de Suprimento – SC Management – Prof Luiz Fernando Campos
Logística Reversa - Professor Rodrigo Berté


- ATIVIDADE SUPERVISIONADA – MÓDULO C: AMBIENTE DE TRABALHO FII

REGULAMENTO PARA A ENTREGA DA ATIVIDADE SUPERVISIONADA

• Trabalho em equipe de, no máximo, 5 (cinco) alunos.
• As respostasdas questões da atividade supervisionada deverão ser digitadas no Word, em fonte Times New Roman tamanho 12, em páginas no tamanho A4 com margens iguais a 2 centímetros (superior, inferior, esquerda e direita).
• A equipe deverá copiar e colar essas respostas em janela própria no sistema Único, que estará disponível até o dia 17 de março de 2008.
• Após a opção salvar, clicar em enviar aatividade supervisionada no sistema Único.




OBJETIVO GERAL DA ATIVIDADE SUPERVISIONADA:

A partir das discussões do texto a seguir o grupo deverá buscar entender o processo de Logística Reversa e as Cadeias de Suprimento, levando em consideração, as questões ambientais no Brasil, bem como, os bens finitos na relação consumo e produção.

Texto de apoio

Quando falamos emlogística imaginamos um fluxo de produtos, desde o momento em que é gerada a necessidade de atendimento de um produto até sua entrega ao cliente que estará aguardando a sua chegada. Mas é importante ressaltar que existe um fluxo reverso, do ponto de consumo até o ponto onde este produto teve seu início de produção. Este fluxo reverso precisa ser gerenciado para obtenção de ganhos expressivos nosnegócios.

  Ainda falamos pouco sobre logística reversa, porém este assunto está se tornando cada vez mais comum em boa parte das empresas. Podemos usar como exemplo as empresas de gás de cozinha, que necessitam do botijão vazio para fazer o reabastecimento. Os clientes que necessitam comprar um novo botijão abastecido têm que entregar o vazio, pagando somente o valor do gás. Nas grandes cidades asempresas que vendem água em galões de 20 litros adotam o mesmo critério.

  Ouvimos muito nos dias de hoje a palavra reciclagem, o Brasil é o segundo maior em reciclagem de latas de alumínio. É notável no seu grande aproveitamento de matéria-prima reciclada, tendo desenvolvido meios inovadores na coleta de latas descartadas. Com o índice de 96,2% na reciclagem de latas de alumínio para bebidas em2005, o país se manteve pelo quinto ano consecutivo na liderança do ranking mundial dessa atividade. Segundo dados divulgados pela Abralatas e pela ABAL ( Associação Brasileira do Alumínio ), o Brasil atingiu a marca de 127,6 mil toneladas de latas de alumínio recicladas em 2005. São aproximadamente 9,4 bilhões de latas no ano ou 26 milhões de latas recicladas diariamente. Este número expressivo éproveniente da necessidade que muitas pessoas têm, fazendo da reciclagem uma fonte de renda familiar.

  Para Stock 1998 “Logística reversa se refere ao papel da logística no retorno de produtos, redução da fonte, reciclagem, substituição de materiais, reuso de materiais, disposição dos resíduos, disposição de resíduos, reforma, reparação e remanufatura...”

Com relação à indústria onde oprocesso de gerenciamento da logística reversa é mais recente, destacamos as indústrias de eletrônicos, cosméticos, varejo e automobilística, que conseguem ganhos expressivos evitando desperdícios. Estes setores também têm que lidar com o fluxo de retorno de embalagens e produtos, de devoluções de clientes ou do reaproveitamento de materiais para produção.

Com a preocupação em preservar omeio ambiente, existe uma clara tendência de que a legislação ambiental caminhe no sentido de tornar as empresas cada vez mais responsáveis pelo ciclo de vida de seus produtos. Isto significa ser legalmente responsável pelo seu destino após a entrega dos produtos aos clientes e do impacto que estes produzem no meio ambiente.

 Os fornecedores acreditam que os clientes valorizam as empresas que...
tracking img