Logistica internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1ºCapitulo
O Empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização


O conceito de empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil, nos últimos anos , intensificando-se no final da década de 1990. Existem vários fatores que talvez expliquem esse repentino interesse pelo assunto, já que, principalmente nos Estados Unidos, paisonde o capitalismo tem sua principal caracterização , o termo entrepreneurship é conhecido e referenciado há muitos anos , não sendo , portanto , algo novo ou desconhecido. Isso porque nos últimos anos, após varias tentativas de estabilização da economia e da imposição advinda do fenômeno da globalização, muitas grandes empresas brasileiras tiveram de procurar alternativas para aumentar acompetitividade, reduzir os custos e manter-se no mercado.
Uma das consequências imediatas foi o aumento do índice de desemprego, principalmente nas grandes cidades onde a concentração de empresas é maior. Sem alternativas, os ex- funcionários dessas empresas começaram a criar novos negócios ,as vezes mesmo sem experiência no ramo , utilizando o pouco que ainda lhes restou de economias pessoais , fundode garantia etc. Nessa época , muitos tentaram se tornar os novos jovens milionários , independentes , donos do próprio nariz .Devem ser considerados também os que herdam os negócios dos pais ou parentes e que não continuidade a empresas cridas há décadas.
Essa conjunção de fatores somados despertou discussões a respeito do tema empreendedorismo no pais , com crescente ênfase para pesquisasrelacionadas ao assunto no meio acadêmico , e também com a criação de programas específicos voltados ao publico empreendedor , como foi o caso do programa Brasil Empreendedor do Governo Federal , instituído em 1999, que teve com a meta inicial a capacitação de mais de um milhão de empreendedores brasileiros na elaboração de planos de negócios , visando a captação de recursos junto ao agentesfinanceiros do programa. Entendendo melhor como ocorre o processo empreendedor ,seus fatores críticos de sucesso e o perfil de empreendedores de sucesso ,espera-se que essa estatísticas ,ainda preocupante seja gradativamente alterada ,por meio da adoção de técnicas e métodos comprovadamente eficientes e destinados a auxiliar o desenvolvimento e a maturação das pequenas empresas brasileiras . É comoesse objetivo que este livro foi escrito, procurando prover educadores e empreendedor com um guia pratica de empreendedorismo e também como referencia para aqueles que pretendem criar um novo negocio ou ainda planejar algum negocio já existente.

2º Capitulo

O mundo tem passado por várias transformações em curtos períodos de tempo, principalmente no século XX, quando foi criada a maioria dasinvenções que revolucionaram o estilo de vida das pessoas. Geralmente, essas invenções são frutos de inovação, de algo inédito ou de uma nova visão de como utilizar coisas já existentes, mas que ninguém antes ousou olhar de outra maneira. Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que ser mais um na multidão, querem ser reconhecidos e admirados, referenciados e imitados, querem deixar umlegado. Uma vez que os empreendedores estão revolucionando o mundo, seu comportamento e o próprio processo empreendedor devem ser estudados e entendidos.

Alguns conceitos administrativos predominaram em determinados períodos do século XX, em virtude de contextos sociopolíticos, culturais, de desenvolvimento tecnológico , de desenvolvimento e consolidação do capitalismo, entre outros. A economia eos meios de produção e serviços também se sofisticaram, de forma que hoje existe a necessidade de se formalizar conhecimentos, que eram apenas obtidos empiricamente no passado. Portanto , a ênfase em empreendedorismo surge muito mais como consequência das mudanças tecnologias e sua rapidez, e não é apenas um modismo. A competição na economia também força novos empresários a adotar paradigmas...
tracking img