Reconhecimento da diversidade textual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE TEXTUAL
. Tipos de textos se refere às diferentes formas de expressão textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crônicas, contos, prosa, narrativa,etc.
Para a Linguística (estudo científico da linguagem humana), os gêneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usuários de uma língua. Assim, ao lado da crônica, do conto,vamos também identificar a carta pessoal, a conversa telefônica, o email, msn, blog, vlog, facebook e tantos outros exemplares de gêneros que circulam em nossa sociedade.
Quanto à forma ou estrutura dassequências linguísticas encontradas em cada texto, podemos classificá-los dentro dos tipos textuais a partir de suas estruturas e estilos composicionais.
Há seis tipologias que é preciso considerarno estudo de língua:  narração, descrição, dissertação, exposição, documental ou informativo e injunção. Cada uma dessas tipologias é mobilizada pelas pessoas que se comunicam em diferentes gêneros,mas cada gênero exige maior ou menor domínio de cada uma delas. É importante considerar que usamos todas essas capacidades em gêneros diversos.
Sempre que nos manifestamos linguisticamente, o fazemospor meio de textos. E cada texto realiza sempre um gênero textual. Cada vez que nos expressamos linguisticamente estamos fazendo algo social, estamos agindo, estamos trabalhando. Cada produçãotextual, oral ou escrita, realiza um gênero porque é um trabalho social e discursivo. As práticas sociais são que determinam o gênero adequado.Mas o que então pode ser classificado como gênero textual?Pode–se dizer que os gêneros textuais estão intimamente ligados à nossa situação cotidiana. Eles existem como mecanismo de organização das atividades sociocomunicativas do dia a dia. Assim caracterizam-secomo eventos textuais maleáveis e dinâmicos.
Modalidades discursivas constituem as estruturas e as funções sociais (narrativas, discursivas, argumentativas) utilizadas como formas de organizar a...
tracking img