Logistica internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA LOGISTICA

KLEBER EVANDRO GUSMÃO

WALMART BRASIL LTDA

Ribeirão Preto – SP
Junho / 2012

KLEBER EVANDRO GUSMÃO

WALMART BRASIL LTDAProjeto multidisciplinar apresentado como requisito para colação de grau no Curso de Tecnologia logística da Universidade Anhanguera, turma........., sob a orientação do (a) Professor (a) ..............................

Ribeirão Preto – SP
Junho / 2012

Resumo

Fundado por Sam Walton em 1962, o Walmart nasceu em Rogers, Arkansas, nos Estados Unidos, e cresceu com a proposta de oferecerpreços baixos todos os dias. A abertura de capital na Bolsa de Valores, em 1972, acelerou a expansão da rede, que no
final da mesma década já somava 276 lojas em 11 estados.
O primeiro hipermercado Walmart Supercenter, com 36 departamentos, abriu suas portas em 1988. No ano seguinte, nos Estados Unidos havia 1.402 lojas Walmart e 123 Sam’s Club, e a oferta de empregos crescera dez vezes. Em 1990,a empresa assumiu a posição de maior varejista do país, e oito anos depois criou um novo modelo de loja, Neighborhood Markets – sempre atenta às necessidades de seus consumidores.
Em setembro de 2008, foi inaugurado mais um formato de loja: o Marketside. A proposta desse mercado é ser uma loja de conveniências, com um sortimento escolhido especialmente para a comunidade local. Os principaisatrativos são os pratos prontos, feitos por chefs profissionais. Cerca de 20% da gama do supermercado é de produtos orgânicos, mais da metade dos produtos perecíveis já é pré-cortada e há mais de 100 variedades de queijos na área de deli.
Hoje, unidades da rede em 15 países empregam mais de 2 milhões de pessoas.

Palavras Chaves: Logística; Varejo; Wal-Mart.

LISTA DE FIGURAS

SUMÁRIOInformações Gerais

A empresa, Walmart, é considerada a maior varejista do mundo, gigante em constante crescimento, a logística, é uma essencial ferramenta, necessitando ser trabalhada da maneira mais eficiente possível.
Abaixo organograma resumido:

A empresa tem como seus principais fornecedores - 3M, Cargill, Coca-Cola Brasil, Colgate-Palmolive, Johnson&Johnson, Nestlé, Pepsico,Procter&Gamble e Unilever.
Atender aos diferentes perfis de pessoas que freqüentam mais de 400 lojas é um desafio em um país com tanta diversidade de culturas, costumes, paisagens e climas. Para atender as necessidades dos consumidores, trabalham com vários formatos de lojas – hipermercados, supermercados, clubes de compra, lojas de atacado e de vizinhança.

Logística Empresarial

O Walmartconta hoje com centros de distribuição, garantindo a disponibilidade dos produtos nas gôndolas. Esses centros ficam localizados nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul do país, que abastecem com mercadorias todas as lojas – hipermercados, supermercados, clubes de compra, lojas de atacado e de vizinhança.
A empresa conta com funcionários capacitados nas operações logísticas de todas as mercadorias(alimentos, não-alimentos e perecíveis, frutas, legumes e verduras) distribuídas nas lojas.
Programas específicos ajudam também a melhorar a eficiência da cadeia logística e reduzir o impacto da operação no meio ambiente, com ganhos significativos para o consumidor.
O estoque do Walmart é geralmente composto por mercadorias de alto giro (arroz, feijão, leite, etc.) e produtos de eventossazonais que são entregues em um período hábil para atender aos pedidos sem maiores problemas (eletrodomésticos e linha branca).
Observamos o CD do Wal Mart tem uma logística dinâmica, e sempre flexível as mudanças de demanda e oferta que o mercado sofre durante o ano, e o que ajuda é o setor da qualidade que audita os processos para que o Lead Time seja sempre menor e o nível de serviço sempre...
tracking img