Trabalho e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE AVALIATIVA QUESTIONÁRIO
Curso: Serviço Social Período Letivo: 2011/1
Semestre: 5º Sem Módulo: Trabalho, Sociedade e Serviço Social
Nome Tutor Presencial:
Questões Dissertativas
Trabalho e Sociedade
1) Faça uma reflexão a respeito do trabalho em nossa sociedade, analisando pontos importantes como a questão do desemprego e do trabalho informal no Brasil.
O texto deve ser deaproximadamente 15 linhas.
O trabalho dignifica, supre a necessidade de o homem sobreviver e gratifica, ajudando na alto estima, é uma inclusão social. Através do trabalho, o ser humano vive em grupos e tem relações sociais com os demais.
No entanto, quando analisamos o sistema produtivo capitalista da sociedade atual, com o domínio das máquinas, a fragmentação do trabalho e em conseqüência aalienação percebida quando o trabalhador não se considera integrante do processo de produção e não se reconhece como parte do produto final, observa-se que para uma grande parcela da população o trabalho não oferece tais possibilidades e representa fonte de desprazer, tensão e sofrimento, não possibilitando o usufruto dos resultados do esforço do trabalho.
Sem contar com os inúmeros cidadãosdesempregados que por vezes se obrigam à informalidade, sem proteção legal, meio ao qual optam para sobreviver diante de um país, com baixo crescimento econômico, educação de má qualidade e uma legislação inadequada à realidade da nossa sociedade.

2) Pesquise em livros, jornais, revistas e na internet e redija um texto a respeito do trabalho da mulher, ressaltando as mudanças sofridas nesse setor,os avanços, as conquistas e as dificuldades encontradas. Escreva um texto de aproximadamente 20 linhas sobre o tema.

Com a I e II Guerras Mundiais, (1914 – 1918 e 1939 – 1945, respectivamente), quando os homens iam para as frentes de batalha e as mulheres passavam a assumir os negócios da família e a posição dos homens no mercado de trabalho. Com a consolidação do sistema capitalista no séculoXIX, algumas leis passaram a beneficiar as mulheres. Mesmo com estas conquistas, algumas explorações continuaram a existir. Com um acrescimento das trabalhadoras entre 1976 e 2002, as mulheres vêm desempenhando um papel muito mais relevante do que os homens no crescimento da população economicamente ativa. Elas estão se especializando, através de estudos e qualificação profissional, promovendoassim, um melhor planejamento familiar e conquistando maior respeito e admiração, pois estão cada vez mais conquistando uma posição atuante, dentro e fora de casa.
Consideradas ainda, peças fundamentais na administração do lar, as mulheres acumulam funções, tornando-se essenciais tanto no âmbito familiar como para o mercado de trabalho. Mas, mesmo com as evoluções e conquistas da mulher no mercadode trabalho, ela ainda não está numa condição de vantagem em relação aos homens, pois continua existindo muito preconceito e discriminação, principalmente em relação à desigualdade salarial entre homens e mulheres.
Mulheres vêm sendo um diferencial quando atuam no mercado de trabalho, tornando o lugar que trabalham mais harmonioso e desenvolvendo funções com um melhor desempenho, já que estascaracterísticas fazem com que elas tratem os assuntos de forma mais organizada e detalhada.

3) Explique as principais diferenças entre o fordismo e o toyotismo. Escreva um texto de aproximadamente 20 linhas, explicando os dois modelos, suas diferenças e consequências no trabalho do ser humano.

O termo "fordismo" faz referência a Henry Ford (1863-1947), introdutor da linha de montagem naindústria automobilística na década de 1920, tendo seu ápice após a Segunda Guerra Mundial. Característicos do fordismo, os gestos repetitivos na produção industrial correspondiam à sincronização de movimentos estudada pelo engenheiro Frederick Taylor (1856-1915), que acelerava ao máximo a produção e obrigava o trabalhador a operar no ritmo febril das máquinas, com o trabalho fragmentado e divido em...
tracking img