Logistica empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA Nº 3
Aula-tema: Superando os obstáculos a integração na cadeia de suprimento

Nos últimos anos, as empresas do setor supermercadista estão em meio a um contexto de inúmeras transformações e mudanças. Destacam-se, entre elas, a entrada no setor de um grande número empresas estrangeiro no mercado brasileiro, os esforços para a estabilização da economia e a emergência de um novo perfil decomportamento do consumidor. Neste cenário, o supermercadista, depara-se com situações novas cotidianamente, o que lhe exige grande agilidade e velocidade de adaptação.
A maneira como a empresa assimila e se adapta às situações, determina intensificar suas relações com os fornecedores, com o mercado, com os clientes e com os concorrentes. Sendo assim, a sintonia da empresa com o ambiente noqual está inserida, define seus patamares de atuação, seu grau de competitividade e até sua sobrevivência no mercado. Hoje em dia sabe-se que mais que elaborar estratégias duradouras, por força da dinâmica da tecnologia e da dinâmica do mercado, deve-se pensar estrategicamente e agir rapidamente. O fator tempo é preponderante, pois será o mais ágil que vencerá o mais lento.
Surpresa, rapidez,prontidão, transformação, inovação, encantamento, presteza, cordialidade, calor humano no relacionamento podem neutralizar vantagens estabelecidas no tamanho, escala, variedade e instalações, segundo Coleasse Jr. (2005).
A entrada dos grupos estrangeiros no mercado nacional trouxe consigo um imperativo tecnológico e de práticas modernas de gestão empresarial, além de inovação, qualidade eestrutura enxuta. Este fato forçou as empresas nacionais, em geral as grandes, a seguirem os mesmos passos, iniciando-se quatro.
Pelo investimento em tecnologia, profissionalização e capacitação de sua administração e busca pela qualidade.
De uma maneira geral, analisando as mudanças ocorridas no setor supermercadista e o ambiente atual, se verifica dois pontos fundamentais que diferenciam as grandesredes do pequeno supermercadista: o primeiro está relacionado à eficiência operacional, conseguida com a tecnologia de processo e de informação, assim como, com o volume de capital disponível para inovação, instalações, tecnologia, capacitação de pessoal e implantação de novos modelos de gestão.
Outro ponto que traz vantagens está relacionado à concentração, uma vez que com maior número delojas, maior fluxo de mercadorias e maior volume de compras há um aumento do poder de negociação com os fornecedores, pois escala e giro são de extrema importância na dinâmica do mercado.
ESTRATÉGIAS DE COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL
Para que as estratégias de competitividade possam ser colocadas em prática e sejam eficazes, precisam ser adequadas à realidade e ao ambiente no qual a empresa estáinserida, além de combinadas com as experiências e conhecimentos acumulados da própria empresa (HAVE et. al., 2003).
No caso dos supermercados, dentro das necessidades de adaptação das estratégias, deve-se enfatizar o conhecimento e experiência do mercado local, dos hábitos e costumes dos clientes, da cultura da equipe de trabalho, além dos recursos disponíveis e da cultura organizacional.Slack (2002, p.20) enumera cinco vantagens competitivas para a manufatura: qualidade, atendimento no tempo, confiabilidade, flexibilidade e custo baixo.
Leva e Weitz (2000, p.157) apontam cinco pontos importantes, para o varejista que deseja conseguir uma vantagem competitiva sustentável: fidelidade do cliente, localização, relações com fornecedores, sistemas de distribuição e deinformações gerenciais; e operações de baixo custo.
De acordo com recente pesquisa ilustrada no Quadro 02, sobre os fatores que estimulam o consumidor para a compra, destaca-se o bom.
Atendimento, com 51% da preferência do consumidor, seguido respectivamente de diversidade de produtos, com 15% e preço baixo com 13%.
Fonte Revista Venda Mais (2009, pag.26).
|Fatores de Estímulos de Compra...
tracking img