Logistica do leite no sul do pará

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LOGÍSTICA DO LEITE PARA PEQUENOS PRODUTORES: ESTUDO DE CASO NO MUNICIPIO DE REDENÇÃO-PA
Almeida, Aleilma da Silva
casmatorrezz@hotmail.com
Dourado, Camila Ferreira
eng.camiladourado@hotmail.com
Leão, Mairlem Suelem S. C.
mairlem@grupoarauto.com.br
Silva, Michel Cristian Kuffel da
mckuffel@hotmail.com

Gerenciamento Agroindustrial - Ângela Fernanda Naves Neves

Resumo
A produção deleite vem crescendo muito desde a década de 50, no entanto deu um salto enorme depois dos anos 90, quando começaram a surgir vários incentivos do governo tanto para grandes como para pequenos produtores. São incontestáveis as dificuldades pelas quais passam os pequenos produtores de leite devido à falta de infra-estrutura da região, pois seu crescimento demasiado não foi acompanhado de nenhumplanejamento ou até mesmo expectativa de um desenvolvimento instantâneo, como ocorreu. Tendo em vistas todos os problemas encontrados, esse trabalho tem por objetivo mostrar a logística da região Sul do Pará e as formas de manuseio do leite antes da sua chegada ao laticínio, focado nas pequenas unidades produtoras, que possuem nenhuma tecnologia no seu processo, desde a coleta à armazenagem etransporte até o resfriador.

Palavras-chave: Logística. Produção de leite. Sul do Pará

* Introdução

No final da década de 50, com a criação da rodovia Belém-Brasília, e em seguida com a criação da rodovia Transamazônica, em meados da década de 70, o norte do país viu-se povoado por migrantes do sul e sudeste do país. Isto deu abertura para a mineração e exploração de madeira, essa abriu novoscaminhos para a desconhecida Amazônia, que começou a ser explorada. A região do sul do Pará cresceu exponencialmente, porém com a escassez de minérios preciosos e do controle de desmatamento, os migrantes tiveram que buscar novos rumos e a pecuária foi a melhor alternativa, pois os campos já estavam em processo de formação.
Em virtude dessa nova atividade grandes empreendimentos começaram a serconstruídos como frigoríficos, laticínios e curtumes para a industrialização da matéria prima obtida do gado, e como a pecuária apresentam uma gama de produtos, inúmeras indústrias foram levantadas para o beneficiamento da carne, leite, ossos entre outros, como por exemplo, indústrias de enlatados, queijo, requeijão, bolsas, sapatos, etc., agregando valor ao produto final.
Um processo bastanteconhecido é a industrialização do leite, que ganhou bastante espaço no sul do Pará com a construção de laticínios, contudo há um grande problema no que diz respeito à logística, que “é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como asinformações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31), do leite no trajeto entre o pequeno produtor e o laticínio. O leite produzido em pequenas propriedades são capturados de forma rústica e acondicionados inadequadamente na maioria das vezes, devido à precariedade de maquinário e recursos destinadospara tal na região. Portanto, existe a necessidade de melhorar a logística e o armazenamento do leite, a fim de melhorar a qualidade e durabilidade do leite durante todo o processo. O leite é um produto perecível e merece cuidados quanto ao manuseio, armazenamento, transporte e melhorias na produção, garantindo assim a qualidade do produto do início ao fim do processo.
Analisando o processologístico do início da produção, que é o processo menos tecnológico e mecanizado, podem-se verificar falhas e apontar melhorias para aprovação do produto que está sendo encaminhado para a indústria, certificando assim o equilíbrio da cadeia produtiva cumprindo prazos, facilitando o controle de estoques e armazenamento e agregando valor ao produto de qualidade garantida.
*
* Referencial...
tracking img