Logistica agregando valor ao produto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Logística agregando valor ao produto.

Um produto só tem valor para o consumidor quando mesmo puder ter ele em casa e puder desfrutar de tudo que ele puder-lhe oferecer. Mesmo quando ele compra alguma coisa em uma loja este produto só terá valor agregado à hora que estiver em sua casa pronto para uso, assim o consumidor pode agregar o valor tempo que é a distancia entre quem produz e quemconsome e o transporte feito de maneira eficaz na hora e lugar certo, o valor qualidade não basta o produto ter sido entregue no lugar e tempo certo se a qualidade do mesmo não estiver impecável, já o valor informação serve para rastreamento de carga por motivo de segurança e até mesmo de controle de carga seja por motivo de roubo ou quebra de veiculo, a empresa tem um tempo hábil para tomar asmedidas emergenciais necessárias. Com esses valores sendo feito de maneira eficaz a cadeia de suprimento e produtiva, reduz custos desnecessários e perde de tempo alem de eliminar tudo que não tem valor para o cliente.

O que é logística.
Logística é a junção de quatro atividades básicas: aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos, o termo Logística de acordo com o dicionárioAurélio vem do Frances logistique e tem como uma de suas definições “ parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de: projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material para fins operativos e administrativo.
Pela definição do Council of Logistics Management, Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia deAbastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas,
materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes.
Existem diversos tipos de organização, sejam privadas ou públicas, que se utilizam dosserviços logísticos, como empresas manufatureiras, empresas de transporte, empresas alimentícias, Forças Armadas, serviços
postais, distribuição de petróleo, transporte público e muitas outras.
A logística é a chave de muitos negócios e tem um alto custo de operações da cadeia de abastecimento e a tendência das organizações é a horizontalização, atividade em que muitos produtos até então produzidospor determinada empresa do fim da cadeia de fornecimento passam a ser produzidos por outras empresas, ampliando o numero de fontes de suprimentos e dificultando a administração desse exercito de fornecedores isso se chama MERCADO GLOBALIZADO, as atividades logísticas se empenham em agregar valor melhorando os níveis de satisfação dos usuários.
Segundo a ABML, o operador logístico é o fornecedorde serviços logísticos especializado em gerenciar todas as atividades de logística ou parte deles, nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor ao produto dos mesmos e que tenha competência para, no mínimo, prestar simultaneamente serviços nas três atividades básicas: controle de estoques, armazenagem e gestão de transportes.
De acordo com o TELECONTRANS (1999),plataformas logísticas são pontos ou áreas de rupturas das cadeias de transporte e logística, nos quais se concentram atividades e funções técnicas e de valor adicional.
Segundo Boudouin (1996), uma plataforma logística é o local de reunião de tudo o que diz respeito à eficiência logística. Acolhe zonas logísticas de empreendimentos e infra-estruturas de transporte, importantes por suadinamização na economia, melhorando a competitividade das empresas, criando empregos e viabilizando as atividades logísticas, pois há uma crescente necessidade das instalações se organizarem para atender os usuários clientes (industriais e distribuidores).
Um conceito, mais complexo, dado pela Europlatforms– European Association of Freight Village (1992) descreve uma plataforma logística como uma zona...
tracking img