Lobos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
lo

Aprendendo além dos Lobos - Sobrevivendo e Prosperando na Organização que aprende

David Hutchens


Esta história tem Lobos e Ovelhas.

Lobos comem ovelhas.

Alguma pergunta?

Lobos sempre comeram ovelhas.
Eles sempre comerão ovelhas. Se você é uma ovelha, já aceita isso como um fato da vida.
Era uma vez um rebanho de ovelhas que vivia em uma linda pastagem verde.
Mas a vidado rebanho não era tranqüila. Os lobos representavam uma ameaça constante, lançando uma sombra de medo sobre a pastagem. Algumas vezes o rebanho ia dormir à noite, acordava ao amanhecer e descobria que uma ovelha havia desaparecido, como se tivesse sido servida de refeição a um lobo, acompanhada de aspargos e molho de menta.
Havia vários quilômetros de cerca de arame farpado rodeando os campos dasovelhas.
Mas mesmo assim os lobos conseguiram entrar. Era difícil conseguir viver nesse ambiente de incertezas. Mesmo assim, ao longo dos anos, o rebanho ia se tornando maior, e maior e maior. As perdas ocasionais, apesar de muito tristes, já eram algo esperado.
Foi assim que as coisas sempre aconteceram. Agora apresento a você, uma ovelha muito especial, chamada Otto. É bom que você saiba queOtto irá se defrontar com um destino sombrio no final desta história. Não se apegue muito a ele.
A resignação do rebanho em relação aos lobos causava em Otto um grande desânimo.
Eu tenho um sonho... Disse Otto, empoleirado sobre um morro de onde todos os demais podiam ouvi-lo. Eu sonho com o dia em que mais nenhuma ovelha morrerá para tornar-se o café da manhã de um lobo.
Isso é um absurdo –disse a ovelha Shep. – Você não pode deter os lobos. Lembre-se das sábias palavras de nossos ancestrais: “Os lobos virão, assim como o sol nascerá”. E também: “Lobos; Esses tolos.”.
Na verdade, acredito que devamos ser parabenizadas porque prosperamos sob a sombra dos lobos. Veja quantas nós somos! – disse outra ovelha.
Isso fez Otto ficar ainda mais abatido.
Enquanto os lobos existirem, nossonúmero representa apenas uma meia verdade – disse Otto. – Dizemos a nós mesmos que somos fortes para não ter de encarar nossas fraquezas.
E Otto continuou:
Todos dizemos que os lobos não podem ser detidos. Mas como podemos saber se isso é verdade?
Uma ovelha chamada Caco respondeu:
Isso é verdade. Até mesmo a cerca que nos rodeia não consegue manter os lobos distantes. No princípio, ela os detia.Mas eles devem ter aprendido a pular por cima dela. Os lobos aprendem muito rapidamente.
Então nós precisamos aprender ainda mais rápido! – disse Otto. – Precisamos fazer com que a aprendizagem faça parte da vida do rebanho. Nós nos tornaremos um rebanho que aprende.
Mas nós já aprendemos – disse a ovelha Shep, meio indignada. – Outro dia mesmo aprendi a puxar um espinho de minha pata usandomeus dentes.
Todas as outras ovelhas, especialmente aquelas com algum espinho espetado na pata, levantaram as sobrancelhas de lã, demonstrando interesse.
E eu aprendi a cavar um buraco. Vejam isto! – disse Gigi, batendo com as patas vigorosamente no solo.
Ah...eu posso empurrar pedras com meu focinho e fazer uma pilha – acrescentou Jeremias, que mal acompanhava a conversa.
Um burrinho frenéticosurgiu entre as ovelhas com essas novas idéias, as quais, talvez óbvias para você e para mim, eram um tanto quanto inovadoras e úteis no mundo das ovelhas.
Esses aprendizados são um bom começo – disse Otto, animado. – Idéias como essas devem ser compartilhadas para o bem do rebanho.
Mas para prosperar sob a sombra dos lobos, não é o bastante. Nós precisamos de um tipo diferente de aprendizagemse quisermos ser um verdadeiro rebanho que aprende.
O rebanho ficou cabisbaixo, pensativo. As ovelhas estavam se esforçando para entender.
Após um período de silêncio, Caco falou: - Talvez pudéssemos dormir em círculo.
Otto gesticulou para que ele continuasse.
- Acho que poderíamos nos proteger melhor se dormíssemos amontoados, em vez de espalhados por todo o canto. Dessa forma, quando os...
tracking img