Lobo temporal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lobo Temporal:
Sulco Temporal Superior: inicia-se próximo ao pólo temporal e dirige-se para trás paralelamente ao ramo posterior do sulco lateral, terminando no lobo parietal.
Sulco Temporal Inferior: paralelo ao sulco temporal superior é geralmente formado por duas ou mais partes descontinuas.

Giro Temporal Superior: localiza-se entre o sulco lateral e o sulco temporal superior.

GiroTemporal Médio: localiza-se entre os sulcos temporal superior e o temporal inferior.

Giro Temporal Inferior: localiza-se abaixo do sulco temporal inferior e se limita com o sulco occípito-temporal.
Afastando-se os lábios do sulco lateral, aparece o seu assoalho, que é parte do giro temporal superior. A porção superior deste assoalho é atravessada por pequenos giros transversais, os girostemporais transversos, dos quais o mais evidente é o giro temporal transverso anterior. Esse é importante pois se localiza o centro cortical da audição.

Lobo temporal:

Sulco Occipito-temporal: localiza-se entre os giros occipito-temporal lateral e occipito-temporal medial.

Sulco Colateral: inicia-se próximo ao pólo occipital e se dirige para frente. O sulco colateral pode ser contínuo com o sulcorinal, que separa a parte mais anterior do giro para-hipocampal do resto do lobo temporal.

Sulco do Hipocampo: origina-se na região do esplênio do corpo caloso, onde continua com o sulco do corpo caloso e se dirige para o pólo temporal, onde termina separando o giro parahipocampal do úncus.

Sulco calcarino: é melhor visualizado na face medial do cérebro. Na face inferior, separa a porçãoposterior o giro para-hipocampal do istmo do giro do cíngulo.

Giro Occipito-temporal Lateral: está localizado na região lateral da face inferior do cérebro circundando o giro occipito-temporal medial e o giro para-hipocampal.

Giro Occipito-temporal Medial: é visualizado também na face medial do cérebro, porém ocupa uma área significativa na face inferior. Está localizado entre o girooccipito-temporal lateral, giro para-hipocampal e o istmo do cíngulo.

Giro Para-hipocampal: se liga posteriormente ao giro do cíngulo através de um giro estreito, o istmo do giro do cíngulo. Assim o úncus, o giro para-hipocampal, o istmo do giro do cíngulo e o giro do cíngulo constituem o lobo límbico, parte importante do sistema límbico, relacionado com o comportamento emocional e o controle do sistemanervoso autônomo. A porção anterior do giro para-hipocampal se curva em torno do sulco do hipocampo para formar o úncus.

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
O cérebro do seu bebê: o lobo temporal
Escrito para o BabyCenter Brasil

Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil

O lobo temporal (assim chamado porqueestá localizado perto das têmporas) controla a audição, alguns aspectos da linguagem e do olfato e também da memória e das emoções, em especial o medo.

A audição é o primeiro sentido a se desenvolver por completo nos bebês. Minutos após o nascimento, um recém-nascido já se assusta e chora se for exposto a um barulho forte. Isso ocorre porque boa parte do desenvolvimento físico inicial ocorre muitoantes de o bebê nascer. As pesquisas mostram que o ouvido (ou orelha) interno é o único órgão dos sentidos a se formar por completo antes do nascimento. Sua estrutura atinge o tamanho adulto na metade da gravidez. Prova disso é que estudos em que a frequência cardíaca do bebê é monitorada dentro do útero mostram o aumento do ritmo do coração dele quando há um barulho forte, como o de uma buzina,perto da barriga da mãe.

O olfato também se desenvolve cedo na vida do bebê. Estudos com crianças de dois dias de idade mostram que elas reagem fortemente a cheiros como os de alho e vinagre, e de forma menos intensa a alimentos com cheiros mais agradáveis, como alcaçuz. Outros estudos mostram que no quinto dia o bebê já se vira na direção de um chumaço ensopado de leite materno e, no décimo,...
tracking img