Loawewa

825 palavras 4 páginas
HEREDOGRAMAS OU GENEALOGIAS
Os heredogramas ou genealogias são esquemas construídos para facilitar o estudo da transmissão de uma anomalia ou traço genético ao longo das gerações em uma família. Para montar e analisar uma genealogia, faz-se necessário o entendimento dos símbolos usados na sua confecção:

Agora, resolva alguns testes sobre heredogramas:

1) Na genealogia a seguir, os indivíduos assinalados com preto apresentam uma anomalia determinada por um gene dominante.

Analisando essa genealogia, é correto afirmar:
a) Todos os indivíduos afetados são homozigotos.
b) Todos os indivíduos não afetados são heterozigotos.
c) Apenas o indivíduo I:1 é heterozigoto.
d) Apenas os indivíduos I:1; II:1 e II:5 são heterozigotos.
e) Apenas os indivíduos I:1 e I:2 são homozigotos.

2) (Fuvest) No heredograma seguinte estão representados indivíduos afetados pelo albinismo, que tem herança autossômica recessiva.

a) Sabendo-se que, na população, a freqüência de heterozigotos para o albinismo é 1/50, qual a probabilidade de que o casal II-2 x II-3 tenha uma criança albina?
b) Se o primeiro filho desse casal for albino, qual a probabilidade de que a próxima criança do casal também seja albina? 3) No heredograma adiante, a criança II-1 tem fibrose cística, uma doença causada por um alelo recessivo autossômico. As probabilidades de que sua irmã (II-2) não afetada seja carreadora ou não carreadora do alelo da fibrose cística são, respectivamente:

a) zero, 3/3 b) 1/4, 1/2 c) 2/3, 1/3 d) 1/2, 1/4 e) 1/4, 2/4

4) (Unirio) Na espécie humana há um tipo de doença hereditária muito rara denominada aquiropodia, que é determinada por um par de genes. No heredograma a seguir, os aquirópodos estão representados por símbolos hachurados.

Com base na análise do heredograma, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Pode-se dizer que a aquiropodia é condicionada por um alelo recessivo a.
b) Pode-se

Relacionados