Lngjkeng

3747 palavras 15 páginas
HISTÓRIA DA PROPORÇÃO ÁUREA
História e filosofia da Matemática e da Educação Matemática

Resumo.
O presente trabalho tem como objetivo destacar como a matemática relaciona-se com as atividades humanas na sociedade em que vivemos, enfocaremos como estudo principal o número phi, (número Áureo), desde sua história até sua aplicação dentro da matemática e de outras áreas do conhecimento, além de explicar como a proporção áurea foi desenvolvida, quais matemáticos há estudaram a sua relação com a natureza, arquitetura, música e arte. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica em sites, livros, artigos, e vídeos. Com esse trabalho observamos a grande quantidade de fractais existentes na natureza, que poderá nos ajudar há abranger nosso estudo sobre o tema em questão, além de nos dar suporte para responder as indagações que muitos alunos fazem ao longo de sua vida escolar, como pra que estudar matemática? A matemática seve pra que? Assim esse artigo poderá servir de respostas para as indagações dos nossos leitores.

Palavras chaves: Proporção Áurea, Número Phi, Número de Ouro.
1.Introdução
Para que haja um estudo do número Φ (phi) é necessário que antes conheçamos uma figura que para muitos povos e religião é considerada como símbolo de perfeição e para outros é dita como o símbolo maléfico condenado pela igreja, essa figura é o pentagrama, que foi estudado por alguns matemáticos como Euclides, Fibonacci, Pitágoras, Johannes Kepler, entre outros homens. Segundo Contador (2007) “o pentagrama é a figura onde podemos encontrar a maior quantidade de razões áureas nas suas medidas, mas o que é razão áurea”?
A proporção áurea surgiu há muito tempo e não se sabe ao certo aonde ala foi usada pela primeira vez, pois a razão áurea está inserida em muitas artes e arquitetura ao longo do tempo. No Egito a uma lenda citada no livro de Contador (2007) e descrita por Heródoto que diz que “as grandes pirâmides do Egito foram construídas de modo que a área de uma de suas
faces

Relacionados