Transfus O Aut Loga Ou Auto Transfus O Trabalho Hemoterapia

1119 palavras 5 páginas
FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína.
ITPAC - Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Ltda.
ENFERMAGEM

AUTOTRANSFUSÃO OU TRASNFUSÃO AUTOLOGA

Janmeson Silva Gomes.
Michele Cristina
Milena Souza de Castro
Walidy Baiano

Araguaína/ TO
Setembro/2014

Auto Transfusão ou Transfusão Autóloga

Autotransfusão (ATS) ou autotransfusão autóloga é o emprego na prática transfusional de sangue ou componentes oriundos do próprio receptor, enquanto a transfusão homóloga emprega sangue ou componentes provindos de doadores voluntários. Ou seja, a autotransfusão sanguínea consiste na coleta de sangue de um paciente e na devolução deste sangue ao mesmo paciente.
Embora seja praticada em numero crescente nos últimos anos, a sua utilização ainda representa um pequeno porcentual do total de pacientes que possam dela se beneficiar. A transfusão autóloga poderá ser feita pré-operatoriamente (deposito prévio) ou intra – operatoriamente (por hemodiluição ou recuperação de sangue no campo cirúrgico). Algumas vantagens da autotransfusão são: Eliminação de transmissão de doenças infecciosas; Minimizar riscos de aloimunização; Minimizar riscos de reação febril, alérgica ou enxerto versus hospedeiro.

Transfusão Autóloga Pré – Operatória

Representa a maioria dos casos, constituindo na coleta previa de unidades do paciente e preservação do sangue em solução anticoagulante por até 42 dias. O sangue total poderá ser processado e o plasma fresco poderá ser congelado, proporcionando fatores hemostáticos no momento da cirurgia. Como todo processo medico, este procedimento apresenta condições à sua implantação e consiste de:
Relacionamento Cirurgião – Hemoterapeuta
As indicações cirúrgicas deverão ser previamente estabelecidas entre o cirurgião e o hemoterapeuta, assim como o tempo necessário para o preparo do paciente, a coleta de unidades num numero e num volume ideais para suprir as necessidades cirúrgicas.

Relacionados