Llll

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Solubilidade  
Ricardo Queiroz Aucélio Letícia Regina de Souza Teixeira
 
                                                     
Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode 

   

Sala de Leitura 
Solubilidade 

Solubilidade 
Quando preparamosum suco, ao acrescentarmos uma colher de açúcar no copo, percebemos que ele desaparece. Com o sal de cozinha acontece o mesmo. Ao adicionarmos uma colher de sal na água, ele também desaparece. Isso ocorre porque essas substâncias, o sal e o açúcar, são solúveis em água. Solubilidade é a propriedade que uma substância tem de se dissolver espontaneamente em outra substância denominada solvente. Esteé um componente cujo estado físico se preserva, quando a mistura é preparada ou quando está presente em maior quantidade. Os demais componentes da mistura são denominados solutos. Portanto, no nosso exemplo, a água é o solvente e o açúcar ou o sal, os solutos. Uma vez misturados, soluto e solvente formam uma mistura homogênea, também chamada de solução.

 

 
Figura 1

               
 .  1 . 

   

Sala de Leitura 
Solubilidade 

Misturas  homogêneas  são  aquelas  em  que  não  se  distinguem  os  diferentes  componentes,  ou  seja,  apenas uma fase pode ser identificada. Observe, na figura abaixo, por exemplo, o permanganato de  potássio (sólido violeta) se misturando à água e formando um sistema homogêneo (solução): 

 

 
Figura 2

   
Podemos aindaobservar, na cozinha da nossa casa, que há limite para dissolver o açúcar e o sal na água. Quando exageramos na quantidade, a água ou o suco ficam turvos, porque o açúcar ou o sal não se dissolveram totalmente. A quantidade de substância que se dissolve em determinada quantidade de solvente varia muito, em função das características das substâncias envolvidas e da compatibilidade entre elas (soluto esolvente). Quando a água é o solvente, algumas substâncias possuem solubilidade infinita, ou seja, misturam-se em qualquer proporção com a água. Outras possuem solubilidade limitada, outras insolúveis. Devido à sua capacidade de dissolver um grande número de substâncias, a água é considerada um “solvente universal”. Então, com relação a um dado solvente, as substâncias podem ser classificadas como:insolúveis, parcialmente solúveis ou solúveis. Para que se possa compreender melhor, vamos introduzir valores numéricos. Em termos de concentração em quantidade de matéria, uma substância será considerada insolúvel se sua solubilidade for menor do que 0,01 mol L-1; moderadamente solúvel se sua solubilidade estiver entre 0,01 e 0,1 mol L-1; e, finalmente, solúvel, se sua solubilidade for maior do que0,1 mol L-1. A solubilidade em água é mais comumente apresentada em termos de massa de soluto por 100 g de água (relação massa/massa).

 

.  2 . 

   

Sala de Leitura 
Solubilidade 

Veja alguns exemplos no quadro abaixo:

Substância 

Solubilidade em quantidade de  matéria (mol L‐1) (20 oC)  5,05  6,15  0,0147  0,0000976 

Solubilidade (g) por 100 g de água  (20 oC)  64  36 0,2  0,0014 

FeCl2  NaCl  CaSO4  AgCl 

   
De acordo com nossa definição, o cloreto de ferroso (FeCl2) e o cloreto de sódio (sal de cozinha, NaCl) são solúveis em água. Já o sulfato de cálcio (CaSO4) é moderadamente solúvel e o cloreto de prata (AgCl), insolúvel. Bem, mas isso só é verdade na temperatura especificada, ou seja, a 20 oC. Em outras temperaturas esses valores se modificam. Porfalar em temperatura, vamos voltar ao exemplo da dissolução do açúcar e do sal. Há ainda uma observação importante que podemos fazer: o açúcar ou o sal em excesso, aquele que não se dissolveu totalmente na água, pode ser dissolvido se aquecermos a solução, ou seja, a solubilidade varia com a temperatura. Tendo em mente todas essas observações, podemos definir solubilidade como a concentração de...
tracking img