ljkbguy

713 palavras 3 páginas
A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES TERCIÁRIAS
Na atual fase da evolução do capitalismo, o setor terciário assume uma importância cada vez maior e suas principais atividades adotam métodos do setor secundário, como a produção em massa e a substituição do homem pela máquina.
Entre as atividades terciárias de grande expansão na economia globalizada, podemos destacar as empresas de telecomunicação, o turismo e o setor de prestação de serviços variados, caracterizado por pequenas empresas e o crescimento da informática e da Internet.
Além disso, oferecem cada vez mais vagas a empregados diferenciados, uma vez que precisam de mão-de-obra mais qualificada e especializada.
Existem indústrias que oferecem suporte técnico a essas atividades, como a produção á softwares na informática e a biotecnologia para as indústrias de alimentos e a agricultura.
As gigantes das telecomunicações
Ramo que se expande cada vez mais, compreendendo telefonia móvel e fixa, Internet, televisão a cabo, emissoras de rádio, rastreamento por satélites, as telecomunicações constituem um dos setores cujos investimentos mais têm crescido nos últimos anos.
No Brasil, o setor era estatizado até a década de 1990. Nos últimos anos, seguindo a política de privatização do governo, empresas transnacionais desses ramos estão expandindo suas atividades no país, como a Telefônica, que pertence a um grupo espanhol.
Turismo
A atividade turística compreende cerca de um terço do total global do setor de serviços, revelando um forte crescimento nos últimos anos.
Várias atividades nesse setor estão ligadas ao turismo: bares, hotéis, restaurantes, museus, galerias, monumentos históricos e igrejas. Agentes de viagens, operadoras, empresas de transporte completam esse mundo que compreende, ainda, as edições de guias para os mais diferentes lugares do mundo (mercado editorial).
O turismo cria empregos que nem sempre são bem remunerados. Em regiões que recebem muitos visitantes, é inevitável a existência de

Relacionados