Lixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM SALVADOR/BA.



Resumo: (Último a ser escrito)
Palavras-chave: resíduos, reciclagem, cidadania.


Introdução


O objetivo deste trabalho é fazer uma análise da reciclagem de resíduos sólidos e urbanos (RSU), na cidade de salvador. Para verificar as atividades econômicas das comunidades que trabalham diretamente com a coletadesses materiais como mecanismo de inclusão social e alcance da cidadania.
Nossa preocupação para com o tema foi devido ao grande número de lixo que é produzido não só nos grandes centros urbanos do Brasil, mas principalmente em Salvador, que é o nosso objeto de estudo. Hoje há um grande volume de lixo que é produzido pela população, cuja escala aumenta a cada dia que passa. Isto se dá devido aum fator importante que não podemos desprezar em nossa pesquisa, por ser de grande relevância no aumento dessa quantidade de lixo acumulado que é o tamanho da população, uma vez que estes grandes centros têm uma maior atratividade e centralidade. Com este cenário precisamos criar métodos de coletas de lixo, onde serão segmentados, para que haja um melhor gerenciamento desses resíduos, com ointuito de melhor administrar esse resíduos, objetivando assim uma melhoria do trato com o meio ambiente, minimizando efeitos negativos, na busca de melhor qualidade ao meio ambiente e à saúde pública soteropolitana. O gerenciamento dos resíduos e importante, a medida que melhoramos o fluxo dos detritos enviados aos depósitos de lixo, assim como melhoramos grande parte do lixo retido, havendo assimreutilização desses bens descartados. O presente texto fará um contextualizará um paralelo entre direito ambiental e cidadania, como também abordará os conceitos entre resíduos sólidos e urbanos e por fim apresentaremos o sistema atual de gestão da limpeza urbana de Salvador, dando enfoque ao documento técnico apresentado pela SESP, que é o órgão responsável pela limpeza urbana e manejo dos resíduossólidos no Município de Salvador, assim como traremos um enfoque nos decretos que estabelecem diretrizes para a definição dos serviços de limpeza e manejo dos de resíduos sólidos.


1. DIREITO AMBIENTAL E CIDADANIA E SUA EVOLUÇÃO HISTÓRICA.




Visto de um ângulo primário de sua estrutura econômica, cultural e jurídica, o Brasil ainda dá os primeiros passos na busca da compatibilizaçãoentre crescimento econômico e proteção do meio ambiente. Nossos 500 anos de história estão marcados a primeiro pelo machado, sendo representado pelos tratores e motosserras e segundo pelas queimadas e as chaminés descontroladas. Durante todo esse período, ficamos reféns de toda esta condição predatória. Segundo Benjamin (1999), as outras nações em nada divergem do Brasil, mesmo as mais ricas domundo, pois alavancamos o progresso convencidos de que para crescer era preciso destruir. Consolidar o bem dependia de dominarmos, para conquistarmos terras e exaurirmos a natureza existente. Com isso, fomos perdendo, progressivamente, às florestas, os rios, a costa litorânea, a qualidade do ar, a fertilidade e a pureza do subsolo.

Em 17 e julho de 1822, a conselho de José Bonifácio, oImperador extinguiu o sistema de sesmarias. Segundo Meira (2008), a vantagem do sistema, ao democratizar o acesso da terra para quantos pretendiam explorá-la, foi diminuída pela desvantagem, onde o posseiro se utilizava do fogo para limpar a área e preparar a terra, destruindo os recursos naturais. Este cenário permaneceu até 1850, com o advento da Lei nº 601, a primeira Lei de Terras do Brasil, a qualconsiderava crime punível com prisão, de dois a seis meses e multa, a derrubada de matos ou a provocação de fogo. Além disso, também estabeleceu a responsabilidade por dano ambiental fora do âmbito da legislação civil, criava-se então a primeira lei ambiental.

Atualmente, o artigo 225 da Constituição Federal, estabelece como meio ambiente ecologicamente equilibrado, um direito dos...
tracking img