Lixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novoproduto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplosmais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidadede resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformadonovamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.
O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado materialjá beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.
O papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi beneficiado pelaprimeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e simtransformá-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de características diferentes.

Reciclagem do lixo no Brasil

Em 2004, do total do lixo produzido no país, 15% era compostopor plásticos, 16%, por vidros, 8%, metais, 35%, papel e papelão. Em 2006, o volume de plásticos ficou estável (16,49%), papel e papelão caiu 62,4%, vidro diminuiu 83% e metal, 74,2%. A mudança deperfil é atribuída ao fato de a indústria estar substituindo papel, papelão e vidro por plástico nas embalagens. Conheça, abaixo, o desempenho destes produtos quando o assunto é reciclagem, deacordo com o Compromisso Empresarial para Reciclagem.
Só em São Paulo, são coletados diariamente 105 582kg por dia.

Alumínio - Em 2005, o Brasil reciclou mais de 9,4 bilhões de latas de alumínio, que...
tracking img